Questões de Pedagogia do ano 2008

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia do ano 2008

Leia com atenção o texto abaixo:

 "Frases do tipo 'vamos acertar isso lá fora?' e até tapas já fazem parte do dia-a-dia de professores. Segundo a pesquisa da Unesco, um dos principais motivos das ameaças dos alunos a professores é a desavença causada por notas baixas, pelo nível de exigência e por falhas disciplinares. Em 19 anos de profissão, S. G., de 37, nunca imaginou apanhar de aluno. 'Ele tinha 10 anos e começou a agredir um colega na sala de aula. Quando falei que iria mandá-lo para a direção, comecei a receber vários tapas. Gritei e o vigia me salvou. Fiquei com hematomas', lembra. As carteiras são empilhadas até o teto da sala de aula. Os alunos divertem-se escalando a torre que, sem capacidade de resistir a tanto peso, desmorona e espalha destroços; na maioria das vezes as paredes são pichadas. Essa cena é comum numa escola estadual do bairro Santa Terezinha, na região metropolitana de São Paulo. É quase uma tradicional brincadeira das sextas-feiras. Resignado, o diretor se sente impotente para conter a baderna. Por um simples motivo: 'Tenho medo', reconhece, acostumado a consertar semanalmente as carteiras depredadas".

 DIMENSTEIN, Gilberto. Ao mestre com porrada. Folha de S.Paulo, São Paulo, 3 jun. 2001. Cotidiano, p. 10)

Considerando-se as reflexões de Dimenstein e o papel do lúdico na formação de crianças e adolescentes, pode-se afirmar que

Leia atentamente o texto abaixo:

"Nos dias de hoje o que se percebe é que, as crianças não brincam mais; primeiro, por falta de tempo e segundo, por falta de espaço. Muito cedo a criança vai à escola, à aula de computação, à aula de inglês, para não ficar fora do mercado. Quando há tempo para brincar, a brincadeira preferida é num computador, num videogame, isolado de pessoas, sem interação alguma, um com o outro. A participação dos pais nas brincadeiras, então, é quase inexistente. Não há tempo a perder, é preciso trabalhar, trabalhar muito, para poder dar tudo de bom para os filhos. E assim, desta forma, as crianças deixam de brincar, de interagir com outras crianças e, principalmente, de interagir com os pais."

PINTO, Anabela. O papel do lúdico para a aprendizagem de crianças com TDAH na Psicopedagogia Clínica. Monografia Especialização) – Universidade Estadual ale do Acaraju, Disponível em: .

Com base no texto, é correto afirmar que

O aluno adulto que está fora do fluxo regular de escolaridade precisa tornar-se um leitor crítico, uma pessoa autônoma para escrever o que precisa escrever em suas atividades profissionais e pessoais. Para tanto, ele precisa de muita cópia de revistas e jornais e muitos exercícios repetidos de fixação.

No processo de avaliação da aprendizagem da escrita, o professor deve entender que o aluno tem o direito de equivocar-se e formular hipóteses incompletas, que devem ser temporariamente aceitas. Isso porque, segundo Piaget, aprender tem duas fases: a do conflito e a de formulação de uma nova hipótese.

Mudanças sociais e econômicas têm promovido novas propostas metodológicas; no entanto, entre o passado e a atualidade, permanecem marcas de continuidade de antigas práticas de alfabetização.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis