Questões de Pedagogia do ano 2008

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Listagem de Questões de Pedagogia do ano 2008

O princípio fundamental da escola inclusiva é o de que todas as crianças deveriam aprender juntas, independente de quaisquer dificuldades ou diferenças que possam ter. Dentro das escolas inclusivas, as crianças com necessidades educacionais especiais deveriam receber qualquer apoio extra de que possam precisar para que se lhes assegure uma educação efetiva. O professor que trabalha com a cultura viva é conhecedor das diferenças sociais existentes nos diferentes sujeitos. Consciente dessas tensões vividas constantemente na escola e na sala de aula, cabe-lhe:

I. não camuflar as desigualdades, no trabalho escolar, atentando para a tomada de consciência necessária sobre o multiculturalismo e a pluralidade social;

II. oportunizar a preparação para o exercício profissional como forma de inserir os alunos numa sociedade exigente de qualificação acadêmica e profissional;

III. contribuir para um trabalho voltado para as desigualdades, através de intervenções nas condições de ensino-aprendizagem e no preparo para a cidadania consciente;

IV. ressaltar a participação dos alunos em atividades curriculares, estabelecendo contato com associação médico-educativa.

Estão CORRETOS os itens:

O processo de inclusão causa uma mudança de perspectiva educacional, pois não se limita a ajudar somente os alunos que apresentam dificuldades na escola, mas apóia a todos os professores, a família, a equipe técnicoadministrativa, para que todos tenham sucesso. Marcos, um aluno de 6 anos, mal chegava à sala de aula, começava a chorar, vomitava o café da manhã, sujava-se todo, pois não tinha controle do esfíncter, o que o obrigava a voltar para casa. Essa situação começou a ocorrer no meio do ano letivo, logo após a professora fazer uso do quadro branco para trabalhar cópia. No início, Marcos se negava a copiar as palavrinhas; quando o fazia, era sempre de forma incompleta. Por isso, ficava na sala sozinho na hora do recreio, terminando o trabalho. Depois de verificar as produções de Marcos, a pedagoga levantou hipóteses para investigar o que acontecia com o aluno.

I. Marcos sofre de um problema no aparelho digestivo e deverá ter encaminhamento médico adequado.

II. O nível de exigência da sua professora é muito baixo e Marcos não se acha interessado em fazer a cópia.

III. Marcos está somatizando uma dificuldade em relação ao inter jogo professor-aluno-conteúdo.

IV. Marcos não sabe copiar e, portanto, sua produção não mostra o quanto ele sabe.

V. O tempo dado para completar a tarefa não está compatível com o tempo de produção de Marcos.

São ADEQUADAS as hipóteses:

Segundo Góes (2004), o conceito "educandos com necessidades educacionais especiais" abarca os alunos que durante o processo educacional apresentarem:

I. dificuldades acentuadas de aprendizagem ou limitações no processo de desenvolvimento que dificultem o acompanhamento das atividades curriculares;

II. dificuldades de comunicação e sinalização diferenciadas dos demais alunos, demandando a utilização de diferentes formas de linguagens;

III. altas habilidades/superdotação e grande facilidade de aprendizagem.

A opção CORRETA é:

Para que uma pessoa possa aprender a ler e escrever, há alguns saberes que ela precisa atingir por meio de percepções que devem ser realizadas inconscientemente. São elas:

I. a consciência da unidade palavra;

II. a idéia do símbolo;

III. a organização da página escrita;

IV. a memorização do alfabeto;

V. a discriminação das formas das letras;

VI. a discriminação dos sons da fala.

Estão CORRETOS os itens:

A cultura, no sentido genérico, emerge das interações entre indivíduos, sociedade e espécie que, em sentido pleno, se apóiam e se nutrem. Assim, indivíduo/sociedade/espécie não são apenas inseparáveis, mas co-produtores, meio e fim dos outros. Não se pode absolutizar nenhum deles e fazer de um só o fim supremo da tríade; esta é, em si própria, rotativamente, seu próprio fim. No seio desta tríade complexa, emerge a consciência. A antropo-ética deve ser considerada como a ética da cadeia de três termos indivíduos/ sociedade/espécie, de onde emerge nossa consciência e nosso espírito propriamente humano. Esta é a base para ensinar a ética do futuro. Nesse sentido, a antropo-ética supõe a decisão consciente e esclarecida de:

I. alcançar o desenvolvimento individual das autonomias coletivas e do sentimento de pertencer à espécie humana;

II. alcançar a humanidade em nós mesmos em nossa consciência pessoal;

III. assumir o destino humano em suas antinomias e plenitude;

IV. assumir a condição humana indivíduo/sociedade/espécie na complexidade do nosso ser.

Estão CORRETAS as afirmativas:

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