Questões de Pedagogia do ano 2007

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia do ano 2007

Em Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens - entre duas lógicas (1999), o suíço Philipe Perreneud, professor das áreas de currículo escolar, e práticas pedagógicas, aborda sobre a avaliação formativa, definindo-a como "toda a avaliação que ajuda o aluno a aprender e a se desenvolver, que participa da regulação das aprendizagens e do desenvolvimento no sentido de um projeto educativo".

Sob essa perspectiva, faz parte desse tipo de avaliação:

A partir do momento em que a criança descobre que nossa forma de escrever não é regida por princípios ideográficos é levada a inventar a escrita silábica. Tal escrita consiste em: letra

Janaína acabou de lançar para a sua turma a noção de animais mamíferos. Apresentou alguns cartazes e passou aos exercícios do livro de Ciências. Precisou fazer tudo bem rápido porque a orientação é dar mais importância aos conteúdos relativos à preparação para a alfabetização. Sobre essa prática, bastante comum em nossas escolas de Educação Infantil, é correto afirmar que:

No livro Paixão de Conhecer o Mundo, de Madalena Freire, encontra-se o seguinte relatório de atividade de uma turma de crianças de 4 a 5 anos:

— Oba! Oba!

— Viva ! Viva !

— Será que é mesmo ovo de borboleta?

— É sim, Madalena! Olha ela ali do lado!

— É... e está morta.

— Coitada, pôs tanto ovo que morreu.......

— Vamos contar quantos tem?

— 230 ovos!.....

— Até cansei de contar....

— E o que será que vai sair daí?

— Borboleta, ora!

— Já direto?

— Não....

— Vamos estudar amanhã no livro, pra gente saber?

— Vamos.

Pelo relato acima, pode-se perceber que a prática do professor,

ao tratar de assuntos de Ciências, deve partir:

Alice, educadora de uma escola que atende a alunos de classe média, já deveria ter trabalhado as profissões com sua turma de 5 anos usando os cartazes e páginas do livro dedicadas a esse assunto, mas não teve tempo. Um dia, na hora da saída, observou que as crianças corriam para o pipoqueiro, tontos com o cheirinho gostoso da pipoca fresquinha. Daí surgiu uma idéia: no dia seguinte, começou a conversa na roda falando do cheirinho da pipoca e perguntou se as crianças gostariam de saber um pouco sobre o trabalho do pipoqueiro, sugerindo uma entrevista com ele. A partir dessa entrevista, ela trabalharia as profissões. Sobre esse procedimento didático, é correto afirmar que:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis