Questões de Pedagogia do ano 2007

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia do ano 2007

A professora Letícia percebeu que a maioria de seus alunos tinha, no ambiente doméstico, pouco ou nenhum contato com livros e jornais. Planejou a criação de uma biblioteca de sala de aula como meio de incentivo à leitura. Durante o planejamento, tomou contato com alguns enunciados sobre o assunto.

I – A seleção dos livros deve seguir o mesmo critério adotado para os livros didáticos, quanto ao tipo de leitura a ser proposta para determinado ciclo ou idade.

II – Livros que contêm apenas gravuras são adequados a crianças da educação infantil, ao passo que, no ensino fundamental, devem-se escolher obras com escrita compatível com o nível de desenvolvimento.

 III – O professor realiza uma mediação subjetiva na indicação de livros e no estímulo à leitura, por isso, é importante que se aproprie do acervo para ser um interlocutor competente.

IV – A partir do momento em que a criança lê de forma autônoma, o professor não necessita mais ler livros em voz alta para a classe, pois esta prática pode gerar acomodação na busca individual pelos livros.

Letícia comparou esses enunciados com o pensamento de Chartier, Clesse e Hébrand (1996), concluindo que, de acordo com as proposições dos autores, é(são) correta(s) apenas o(s) enunciado(s):

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei 9.394/96, no Art 12º, estabelece que as escolas têm a incumbência de "elaborar e executar sua proposta pedagógica". Para que essa proposta vise à construção de uma "felicidadania", segundo a concepção de Rios (2002), faz-se necessário:

Um aluno escreveu o convite para as festividades de final de ano da seguinte maneira: VENU TODUS NA FETA DI FINAU VAI TEM ANIMASAO E DANSA E MUTA MUZICA E ALEGRE

Diante do texto do aluno, algumas observações foram feitas por professores.

I – "É preciso corrigir o que o aluno escreveu, introduzindo no papel as letras omitidas, alterando as trocadas e fazendo o traçado correto das letras."

II – "Melhor será enviar o convite para a família como está, pois este aluno está buscando a coerente representação fonética da língua falada."

III – "Julgo produtivo que o aluno compare seu texto com outro igual, mas escrito corretamente, identifique as diferenças e faça a reescritura de seu texto como resultado da comparação."

Considerando que o aluno produziu um texto informativo, assinale a opção que apresenta o(s) procedimento(s) didático(s) apropriado(s), em uma concepção de ensino que leve em conta a função social da escrita.

A correção de atividades feitas pelos alunos é uma tarefa própria do ofício do professor. De acordo com a concepção de Curto, Morillo e Teixidó (2000), segundo a qual a correção de atividades escritas torna-se mais produtiva quando há:

Hugo é uma criança em fase de alfabetização. O menino consegue ler textos que lhe são apresentados sem, contudo, compreender o que lê. A partir do caso descrito, considere as afirmações que se seguem.

I – Não é possível compreender se não há leitura de forma ativa, ou seja, antecipando interpretações, reconhecendo significados, dúvidas e incompreensões no processo de leitura.

II – Ler e escrever são tarefas interdependentes, o que supõe que uma criança que não compreender um texto também não compreenderá o que escreve.

III – Para favorecer a compreensão é preciso propor a leitura de textos cujo significado seja necessário desvendar com um objetivo claro e explícito.

IV – O ensino das estratégias de leitura compreensiva deve ser realizado em etapas posteriores à fase da alfabetização, que deve ficar circunscrita à decodificação dos códigos lingüísticos.

Sobre o processo de aquisição da leitura, são corretas, apenas, as afirmações:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis