Questões de Pedagogia do ano 2007

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Listagem de Questões de Pedagogia do ano 2007

A concepção construtivista de aprendizagem escolar e do ensino é um referencial útil para a reflexão e tomada de decisões compartilhadas e pressupõe

#Questão 172913 - Pedagogia, Geral, COMPERVE, 2007, MPE/PB, Técnico de Promotoria

Segundo Dinsmore (1992, p. 19), um projeto "é um empreendimento com começo e fim definidos, dirigidos para pessoas, para cumprir metas estabelecidas dentro de parâmetros de custo, tempo e qualidade". Assim, dentre as exigências para elaboração de projetos, podem-se considerar:

I. Definir claramente, e com visão realista, os resultados pretendidos pelas ações, de modo a minimizar os esforços para a consecução dos resultados mais significativos.

II. Agir a partir de situações claramente entendidas.

III. Dimensionar, articular e organizar os recursos.

IV. Discutir condições razoáveis, retroalimentação e melhoria contínua das ações.

V. Compreender, pela reflexão a partir do monitoramento e avaliação, a relação entre processos e resultados.

Estão corretas apenas:

'Aprender a aprender' (noção vinculada a 'autoaprendizagem', 'educação permanente', 'autodidatismo') é um lema corrente no discurso educativo.

Porém, segundo Rosa Maria Torres, pouco tem sido feito concretamente, nesse terreno, visando assumir esse objetivo porque parte substancial do aprender e da possibilidade de aprimorar a própria aprendizagem exige, por parte do professor, as seguintes ações:

I. refletir sobre a própria aprendizagem;
II. tomar consciência das estratégias e dos estilos cognitivos individuais;
III. reconstruir os itinerários seguidos;
IV. identificar as dificuldades encontradas e os pontos de apoio que permitem avançar.
V. propor atividades dinâmicas para casa, como a pesquisa via Internet.

É correto o que se afirma APENAS em

#Questão 179238 - Pedagogia, Geral, FCC, 2007, TRF 3ª, Analista Judiciário

Os interesses e preocupações da população alvo das ações comunitárias são elementos a partir dos quais o processo pedagógico de participação se desenvolve. É condição fundamental no processo pedagógico de participação

A atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional apresenta evidências sobre a necessidade de descentralização do sistema educacional, conferindo aos Estados, Municípios e Escolas maior autonomia para a elaboração e execução de suas propostas pedagógicas. Atendendo a essa demanda, a Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (CENP) da Secretaria da Educação do Estado do São Paulo elaborou o documento intitulado "A construção da proposta pedagógica da escola". Nesse documento, as etapas que precisam ser consideradas pela escola, ao elaborar sua proposta pedagógica, são:

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