Questões de Pedagogia do ano 2007

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia do ano 2007

As medidas estão presentes em grande parte nas atividades cotidianas e as crianças, desde muito cedo, têm contato com alguns de seus aspectos ... Esses conhecimentos e experiências adquiridos no âmbito da convivência social favorecem a proposição de situações que despertam a curiosidade e o interesse das crianças para continuar conhecendo as medidas.

                                                                             RCN, vol.III, 1998. (com adaptações)

Para que a ação pedagógica favoreça o pensamento matemático infantil no que diz respeito ao aprofundamento do conhecimento sobre as medidas, é necessário que a professora proponha atividades que possibilitem a:

Enquanto isso, em uma sala de professores:

— Vocês já sabem que temos aluno novo no pré?

— É mesmo? Que bom!!

— Que bom? Isso é porque você ainda não sabe o sobrenome.....

— É irmão de quem?

— Do George, gostou?

 — Socorro, outro dessa família!!

— É bom você estar preparada!!! Deve ser outro problemão!!!

Muitas vezes somos atravessados por pensamentos semelhantes aos relatados no texto, gerados por concepções de criança e de desenvolvimento humano construídas historicamente e que permanecem em nossas mentes.

Essa visão de criança é classificada como:

Emília Ferreiro e Ana Teberosky, citadas por Curto, Morillo e Teixidó (2000), dedicaram-se à pesquisa do pensamento infantil sobre a leitura e a escrita. As autoras perceberam o que pensam as crianças acerca do mundo que as rodeia. Concluíram que uma das primeiras diferenciações que as crianças estabelecem entre a escrita e outras representações diz respeito à diferença entre:

Registrar no papel o que vamos vivendo, documentando assim a prática diária, é a meu ver, um dado muito importante do nosso trabalho. (...) No dia seguinte, completamos as outras atividades do dia. Assim temos as etapas de trabalho de um dia documentadas na sua seqüência ordenada. À medida que terminamos cada atividade, voltamos ao planejado e riscamos com um traço o que já foi feito, vivido.

                                                    FREIRE, Madalena. A paixão de conhecer o mundo.

                                                                                São Paulo: Ed. Paz e Terra, 1995.

Esse trecho do relatório de Madalena Freire descreve uma atividade relacionada à organização do tempo no cotidiano da Educação Infantil. É importante realizar atividades desse tipo porque:

A charge acima revela, de uma maneira divertida, a atitude equivocada da educadora em relação à observação. Segundo Madalena Freire (1995), observar não é invadir o espaço do outro, sem pauta, sem planejamento, sem devolução. Observar uma situação pedagógica é fitá-la, olhá-la para ser iluminado por ela; não é vigiá-la, mas fazer vigília por ela. A educadora, então, deverá utilizar a observação como instrumento fundamental no cotidiano da Educação Infantil para

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis