Questões de Pedagogia do ano 2006

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia do ano 2006

Escolarização e crescimento econômico

                        Não podemos justificar o desenvolvimento escolar apenas pelas possibilidades de crescimento econômico que ele gera. Ao contrário, o crescimento econômico só é justificável pelo desenvolvimento social, educacional inclusive, que ele propicia. Entretanto, não podemos ignorar a relação direta existente entre a melhoria do sistema escolar e o desenvolvimento econômico. 
                       Diversos especialistas têm se dedicado a estudar o impacto econômico dos investimentos em educação escolar. Embora suas conclusões quantitativas sejam dependentes de opções ideológicas automaticamente embutidas nas análises matemáticas, especialmente quando envolvem a relação entre a distribuição de renda e a escolaridade, um ponto é comum a todos eles: investimentos em educação escolar provocam crescimento econômico. A taxa de crescimento econômico varia de país para país, de época para época, e depende do nível de escolaridade da população. Em termos aproximados, essa variação está entre cerca de 10%, no caso do ensino superior nos países ricos, e cerca de 30%, no caso do ensino básico nos países pobres. 
                        Esse retorno econômico é um reflexo em escala nacional do aumento da renda individual com o aumento da escolaridade do trabalhador. Cada ano a mais de escolaridade garante um aumento individual de renda que varia entre cerca de 5% a 10%, no caso de países com fortes mecanismos de controle de renda e sistemas escolares muito organizados, há cerca de 100%, no caso do ensino fundamental em países pobres de populações subescolarizadas. 

(Otaviano Helene)

"A taxa de crescimento econômico varia de país para país, de época para época, e depende do nível de escolaridade da população." A afirmativa destacada é a base para a seguinte conclusão:

O estudo é uma atividade cognitiva que se realiza por meio de tarefas e ações cuja finalidade é a assimilação consciente de conhecimentos. A partir dessa informação, assinale a opção correta.

Entre as competências, habilidades e atitudes dos profissionais da educação incluem-se

I participação ativa em grupos de trabalho, desenvolvendo a capacidade de liderança e compreendendo os processos evolutivos nas inovações organizacionais, pedagógicas e curriculares.

II aprendizado da tomada de decisões sobre problemas e dilemas da organização escolar, elaborando planos e projetos de ação, sem deixar de pesquisar constantemente.

III desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo como meios básicos o pleno desenvolvimento da leitura, da escrita e do cálculo, compreendendo o meio ambiente natural e social e suas interferências na vida do ser humano.

IV aquisição de conhecimentos, habilidades e a formação de atitudes e valores como solidariedade humana e tolerância recíproca para melhor integração no meio social.

Estão certos apenas os itens

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Analisando o texto, é correto concluir que ele:

1- revela a preocupação da autora em não se deixar enquadrar em teorias conservadoras de avaliação, propondo um redirecionamento do julgamento e da classificação, presentes nas concepções tradicionais.

2- se volta para uma visão diagnóstica na qual a avaliação passa a ser um processo de verificação e pesquisa das mudanças de estratégias e instrumentos que interferem na condução do processo educativo.

3- defende que a avaliação deve ser um instrumento do processo de decisão dos agentes escolares e deve procurar estabelecer uma comparação entre o que foi retido/memorizado diante do que foi transmitido, para então classificar.

4- evidencia uma postura classificatória da autora e considera a avaliação como julgamento de valor com base em padrões pré-definidos no projeto educativo.

Estão corretas somente as afirmativas:

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Analise as afirmativas abaixo:

I - A verdadeira aprendizagem é a construção ativa de conhecimentos realizada pelo sujeito que aprende.

II - Os professores têm a responsabilidade de conhecer e de considerar os limites e os pontos fortes dos alunos, provocá-los, situá-los onde se encontram e convidá-los a dar um passo à frente, avançar.

III - Os professores devem reduzir sua força e estimular os alunos a debater seus pontos de vista a fim de promover o desenvolvimento da autonomia intelectual.

O correto está em:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis