Questões de Pedagogia do ano 2006

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia do ano 2006

Com relação a avaliação escolar, assinale a opção correta.

Em determinado plano de curso, um professor propôs os seguintes objetivos para uma unidade específica: o aluno deveria explicar e demonstrar o significado das Leis I, II e III de Jones, bem como resolver problemas que exigiam a aplicação dessas três leis. Com relação à utilização desses objetivos no planejamento educacional, assinale a opção incorreta.

Em seu livro, Jussara Hoffman (2003) destaca aspectos importantes que caracterizam a prática da avaliação na escola. No que se refere à concepção de avaliação mediadora defendida pela autora, analise as afirmativas abaixo.


I.  Consiste em corrigir tarefas e provas do aluno para verificar respostas corretas e incorretas, visando tomar decisões quanto ao seu aproveitamento escolar, sua aprovação ou reprovação em cada série ou grau de ensino.
II.  A ação avaliativa está presente justamente entre uma tarefa do aluno e a tarefa posterior. Consiste na ação educativa decorrente da análise dos seus entendimentos, de modo a favorecer a essa criança o alcance de um saber competente, a aproximação com a verdade científica.
III.  Se a escola cumpre exigências burocráticas do sistema, tais exigências não ditam normas de correção das tarefas. O que se pede aos professores são menções finais sob a forma de graus numéricos, conceitos ou letras (bimestrais, semestrais e anuais), que representem definições em termos de promoção ou não do aluno para a série ou grau subseqüente (aprovado-reprovado). Legalmente e no regimento das escolas não está claramente configurado a obrigatoriedade do uso dessas menções nas tarefas das crianças. Tais procedimentos são práticas tradicionais que vêm sendo repetidas pelos professores, sem que reflitam sobre o seu significado ou coerência.


Assinale a alternativa correta.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

O conhecimento histórico, como área científica, tem influenciado o ensino, afetando os conteúdos e os métodos tradicionais de aprendizagem. Contudo, não têm sido essas transformações as únicas a afetarem o ensino de História. As escolhas do que e como ensinar são provenientes de uma série de fatores e não exclusivamente das mudanças historiográficas. Assim, o que ensinar e como ensinar estão relacionados:

No ato de planejar o ensino, inclusive do componente curricular Educação Física, três tipos de planos são clássicos: de curso, de unidade e de aula. Marque a alternativa abaixo que indica corretamente os elementos didáticos que devem estar presentes em qualquer tipo de plano

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis