Questões de Pedagogia do ano 2006

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia do ano 2006

Ao final da unidade de ensino, de um trabalho numa perspectiva de avaliação formativa, o professor ao avaliar sua turma, identificou que um número elevado de alunos não apresentou bom desempenho. Preocupado, questionou a eficácia de seu trabalho didático tecendo as seguintes considerações:

Assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.

( ) Devo redefinir os conteúdos programáticos.

( ) Preciso utilizar procedimentos mais eficazes para trabalhar os conteúdos

( ) Posso fazer um trabalho de recuperação contínuo e sistemático.

( ) Espero que a coordenação me dê elementos, e só então, redefino meu fazer pedagógico

( ) Devo concluir que meus procedimentos não foram de todo inadequados e que os alunos é que não estavam preparados para nova aprendizagens.

A seqüência correta é:

De acordo com a visão de Haydt (1997) sobre avaliação nas modalidades Diagnóstica e Formativa, analise as afirmativas abaixo indicando com (D) a(s) que se refere(m) à Avaliação Diagnóstica e com (F) a(s) que se refere(m) à Avaliação Formativa:

( ) É realizada no inicio do período letivo ou unidade de ensino com intenção de verificar se os alunos apresentam ou não os pré-requisitos necessários às aprendizagens.

( ) Visa a determinar se o aluno domina cada etapa antes de prosseguir o processo ensino-aprendizagem.

( ) É utilizada para caracterizar eventuais problemas de aprendizagem e identificar suas possíveis causas.

( ) É basicamente orientadora, pois orienta tanto o estudo do aluno como o trabalho do professor

A seqüência correta é

Sobre a avaliação mediadora, analise as afirmativas a seguir.

I. As tarefas são elementos essenciais para a observação das hipóteses construídas pelos alunos ao longo do processo. Através delas professores e alunos de todos os níveis de ensino poderão estabelecer o diálogo com os educandos, no sentido de se debruçarem sobre sua produção de conhecimento, para compreender em que momento se encontram, qual a dimensão do seu entendimento.

II. Na concepção mediadora de avaliação, a subjetividade inerente à elaboração e correção de tarefas avaliativas não é um problema mas, um elemento a ser trabalhado positivamente, na medida que tanto os "erros" dos alunos como as dúvidas dos professores em interpretá-los deverão retornar à sala de aula para serem discutidos por todos.

III. O momento de correção das atividades avaliativas deverá existir como um momento de reflexão sobre as hipóteses que foram construídas pelos alunos e não para considerá-las como definitivamente certas ou erradas. As tarefas na escola deveriam ter um caráter problematizador e dialógico, deveria ser um momento de troca de idéias entre educadores e educandos na busca de um conhecimento aprofundado.

Assinale a alternativa correta.

Sobre a avaliação mediadora na visão de Jussara Hoffman, indique a alternativa que não corresponde aos seus princípios. Cabe ao educador

A avaliação da aprendizagem possui várias funções, dentre as quais a

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis