Questões de Pedagogia do ano 2005

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia do ano 2005

#Questão 603937 - Pedagogia, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2005, CLDF/DF, Consultor Técnico Legislativo

Em uma escola do ensino médio, professores se reuniram para planejar a avaliação do processo ensino-aprendizagem como parte integrante da nova proposta pedagógica, que até então era restrita à realização, pelos alunos, de provas e testes, elaborados isolada e individualmente pelos professores.

O coordenador pedagógico lançou a idéia de que a nova proposta de avaliação da aprendizagem deveria estar ancorada com a LDB vigente, voltada para a formação do cidadão com inserção social crítica. Com isso, a avaliação não poderia ser realizada apenas por meio de provas, tendo de incluir outros procedimentos que possibilitassem avaliar o que o aluno aprendeu ou não, bem como comprometer os alunos com o processo de aprendizagem, por meio do instrumento de autoavaliação.

Diante da explanação, a professora de língua portuguesa pediu a palavra e disse que não estava entendendo muito bem a colocação da coordenadora, mas conseguiu compreender que a preocupação da escola agora era não reprovar os alunos. Disse, ainda: “se eu não tiver mais como reprovar, como vou conseguir que meus alunos se interessem por português, participem das atividades, leiam livros literários e façam as tarefas, se eles é que vão se auto-avaliar? Com certeza eles não vão se reprovar.”

Considerando a situação acima descrita, julgue os itens que se

A auto-avaliação pode ser um dos instrumentos utilizados para a avaliação da aprendizagem com alunos do ensino médio.

A prática pedagógica dos professores está baseada em determinadas teorias de aprendizagem, mesmo que no momento da ação esta relação com a teoria não esteja num plano consciente. Dentre essas teorias, uma das que mais está impregnada nas representações dos professores é a empirista. Assinale a opção que apresenta uma afirmativa correta sobre a Teoria Empirista

Um dos dilemas contemporâneos da educação é a questão da indisciplina. Em um contexto cultural complexo e repleto de estímulos ao educando, o professor vem-se deparando com situações conflituosas que, muitas vezes, fragilizam a relação educando-educador. Um posicionamento adequado que se espera do educador, segundo Sayão e Aquino (2004), diante das situações de indisciplina, é:

As respostas das crianças oferecem imensas possibilidades de análise em termos de perspectivas diferenciadas e/ou contraditórias às do adulto sobre fenômenos que estão sendo estudados. A postura do professor frente às alternativas de solução construídas pelo aluno deveria estar comprometida com a concepção de erro "construtivo", o que significa considerar que o conhecimento produzido pelo educando, num dado momento de sua experiência de vida, é um conhecimento em processo de superação.

Isso vale dizer que o

Hoje, entende-se que a aprendizagem significativa deve levar o estudante a resolver situações e, em alguns casos, a criar e a reinventar soluções. Nesse contexto de aprendizagem, as concepções de avaliação relacionam-se às concepções de ensino e de aprendizagem e, também, às concepções das relações sociais estabelecidas entre a comunidade educativa (professores, alunos, pais e especialistas) no cotidiano escolar.

Com relação ao texto acima e no que se refere à avaliação, suas possibilidades, seus limites, seus processos e suas técnicas, julgue os seguintes itens.

Com base na concepção de aprendizagem significativa, avaliar a aprendizagem implica julgar o ensino oferecido. Por exemplo, se não acontecer a aprendizagem esperada, é porque o ensino não cumpriu sua finalidade: a de fazer aprender.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis