Questões de Pedagogia do ano 2005

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia do ano 2005

As práticas escolares envolvem relações de dominação, mas ao mesmo tempo são marcadas por conflitos, tensões e tentativas de resistência.

A relação professor-aluno pode ser estabelecida em termos de troca e respeito mútuo, onde as competências e os limites de cada um são respeitados e usados

#Questão 578892 - Pedagogia, Planejamento de Ensino, FCC, 2005, SEMEC/PI, Professor (Classe A e Classe D)

O resultado de uma pesquisa sobre as práticas pedagógicas utilizadas em uma escola pública de Ensino Fundamental, apresentou dados positivos em termos de interesse e entusiasmo pela aprendizagem, por parte das crianças. Elas respondiam prontamente às perguntas das professoras, ofereciam-se para realizar as atividades do quadro, realizavam todas as tarefas propostas e participavam ativamente das atividades propostas.

O fato das crianças demonstrarem gosto pelas aulas e valorizarem as experiências vivenciadas nessa escola apontam para a necessidade de se pensar várias maneiras de

#Questão 578893 - Pedagogia, Planejamento de Ensino, FCC, 2005, SEMEC/PI, Professor (Classe A e Classe D)

Meu aluno trouxe o resultado de uma sentença matemática errada e eu o questionei a respeito. Ele mesmo assim, afirmou que a resposta era aquela, explicando como chegou a ela e afirmando que o seu jeito de fazer estava certo. Não tive outro jeito, senão pedir que virasse a folha do caderno e copiasse a forma correta que estava escrita na lousa.

Numa concepção crítica de educação, a matéria-prima do trabalho do professor é o conhecimento; não é conseguir que o aluno repita ou memorize o que o professor fez, mas

#Questão 578894 - Pedagogia, Planejamento de Ensino, FCC, 2005, SEMEC/PI, Professor (Classe A e Classe D)

Nós, professores, sabemos que os alunos não sabem, mas não sabemos o que eles não sabem e muito menos porque eles não sabem! Paciência!

Essa afirmação, identifica que muitas vezes o professor avalia seus alunos, atribui conceitos ou notas, de acordo com seus acertos e erros, mas

#Questão 578895 - Pedagogia, Planejamento de Ensino, FCC, 2005, SEMEC/PI, Professor (Classe A e Classe D)

Muitas vezes, o sujeito não tem interesse por determinado objeto de conhecimento porque não teve oportunidade de tomar contato mais significativo com o mesmo.

Em função disso, o professor não pode supor que o aluno já traga a necessidade de conhecer este ou aquele conteúdo do programa. O professor deve

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis