Questões de Pedagogia do ano 2005

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia do ano 2005

A prática pedagógica dos professores está baseada em determinadas teorias de aprendizagem, mesmo que no momento da ação esta relação com a teoria não esteja num plano consciente. Dentre essas teorias, uma das que mais está impregnada nas representações dos professores é a empirista. Assinale a opção que apresenta uma afirmativa correta sobre a Teoria Empirista

A Constituição brasileira estabelece, em seu artigo 205, que “a educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”. Quanto aos princípios em que o ensino se baseia para ser ministrado, o artigo 206 enumera: “I – igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; II – liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber; III – pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino; IV – gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais; V – valorização dos profissionais do ensino, garantidos, na forma da lei, planos de carreira para o magistério público, com piso salarial profissional e ingresso exclusivamente por concurso público de provas e títulos; VI – gestão democrática do ensino público, na forma da lei; VII – garantia de padrão de qualidade”.

Considerando esses mandamentos constitucionais e a realidade objetiva do sistema educacional brasileiro nos dias atuais, julgue os itens subseqüentes.

Há consenso entre os especialistas de que o êxito do FUNDEF, malgrado suas limitações, entre as quais o fato de voltar-se apenas para o nível fundamental da educação básica, deveu-se ao montante de recursos financeiros novos, vindos do orçamento da União, com os quais pôde contar para redistribuir aos estados e municípios.

As teorias críticas sobre currículos afirmam que o currículo está estreitamente relacionado às estruturas econômicas e sociais mais amplas; não é um corpo neutro, inocente e desinteressado de conhecimentos.

De acordo com essa concepção de currículo, a seleção de conhecimento é

A interdisciplinaridade não pode ser vista como uma proposta teórica fechada, mas uma

Não há como não repetir que ensinar não é pura transferência mecânica do conhecimento ao educando. Como não há também como não repetir que, partir do saber que os educandos tenham não significa ficar girando em torno deste saber. Partir significa pôr-se a caminho, ir-se, deslocar-se de um ponto a outro e não ficar, permanecer.

Nessa concepção, a escola deveria

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis