Questões de Pedagogia do ano 2005

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia do ano 2005

Considere a situação abaixo para responder às questões de 33 a 35.

Uma professora do 2º ciclo do Ensino Fundamental, após a leitura de um mapa do Brasil, solicitou a seus alunos que organizassem uma tabela com as distâncias de algumas capitais em relação a Manaus.

A professora solicitou a seus alunos que descobrissem, pela tabela, qual a capital mais distante do Rio de Janeiro. Com isso, objetivou:

Segundo Ferreiro (2001), as garatujas devem ser interpretadas como escritas verdadeiras porque:

Segundo Smolka (1998), a questão "Para quem eu escrevo o que escrevo e por quê?" define uma concepção de alfabetização caracterizada pela:

A professora Glória não abria mão do uso do livro didático em quase todos os momentos do cotidiano escolar. A professora Cibele, sua colega de escola, buscava ser mais criativa, mantendo o livro didático como apoio, sem centrar seu trabalho exclusivamente neste material. Em uma conversa na sala de professores, Cibele incentivou a colega a utilizar recursos didáticos alternativos, afirmando que os livros didáticos:

I - determinam as questões fundamentais de cada componente curricular;

II - costumam selecionar dimensões culturais ignorando manifestações genuínas e comumente marginalizadas;

III - estimulam a pesquisa em outras fontes de informação;

IV - proporcionam articulação entre os diferentes campos do conhecimento;

V - estabelecem a forma e a seqüenciação das tarefas e do conteúdo da avaliação.

 Correspondem a uma crítica ao uso excessivo do livro didático as afirmativas:

O professor Marcos aplicou alguns instrumentos de avaliação a seus alunos, como trabalhos, testes e provas. Ao final do bimestre, verificou que a maioria tinha atingido notas muito abaixo do esperado. Sob o ponto de vista de uma avaliação que efetivamente diagnostique o processo de ensino e de aprendizagem, o procedimento que se espera desse professor é que:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis