Questões de Pedagogia do ano 2005

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia do ano 2005

Segundo os PCN, o trabalho de campo é um recurso indispensável ao desenvolvimento do conhecimento científico. Desse modo, uma professora do 1o ciclo do Ensino Fundamental organizou uma caminhada nos arredores da escola, com o objetivo de observar diretamente a paisagem local.

São procedimentos a serem adotados pela professora para o sucesso da atividade:

 I - conhecer o local;

 II - avaliar as condições de segurança;

III - preparar lista de tarefas para os alunos memorizarem;

IV - selecionar os aspectos a serem observados;

 V - definir o tempo necessário para a atividade.

Estão corretos os procedimentos:

Em uma turma de 2º ciclo do Ensino Fundamental, a professora, trabalhando o conteúdo de espaço e forma, propôs o desafio:

Ao final, os alunos fizeram as seguintes afirmações sobre o desafio:

I - "Arrumamos os 6 palitos em forma de pirâmide."

II - "Não é possível formar 4 triângulos iguais com 6 palitos."

 III - "É possível formar só 2 triângulos iguais com 5 palitos e sobra 1 palito."

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

Uma situação-problema na qual os alunos deverão calcular a receita para 30 porções tem como objetivo:

Considere a situação abaixo para responder às questões de 33 a 35.

Uma professora do 2º ciclo do Ensino Fundamental, após a leitura de um mapa do Brasil, solicitou a seus alunos que organizassem uma tabela com as distâncias de algumas capitais em relação a Manaus.

Segundo Almeida (2001), "os conhecimentos / habilidades de representação espacial devem ser desenvolvidos e aprofundados desde o 1o até o 4o ciclo [...]; são habilidades ligadas à leitura e à escrita, no sentido amplo de leitura e compreensão do mundo". Nessa concepção, ao realizar o trabalho de leitura de mapas em Geografia, o domínio da linguagem exigido é:

Considere a situação abaixo para responder às questões de 33 a 35.

Uma professora do 2º ciclo do Ensino Fundamental, após a leitura de um mapa do Brasil, solicitou a seus alunos que organizassem uma tabela com as distâncias de algumas capitais em relação a Manaus.

As situações didáticas de leitura do mapa e elaboração de uma tabela referem-se a conteúdos conceituais e procedimentais que envolvem:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis