Questões de Pedagogia do ano 2004

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia do ano 2004

Quando o/a professor/a elabora seu plano de ensino, encontra-se diante de uma opção ou dilema muito genérico. Precisa "ensinar" a certos alunos/as determinados conteúdos, ou seja, necessita desenvolver um currículo. Nessa situação, é preciso partir, ao menos de três considerações corretas e usuais em educação. Assinale a alternativa correta:

No livro A resolução de problemas na Matemática escolar, Krulik e Reys, Editora Atual, discute-se uma das interpretações mais comuns de resolução de problemas, a ser considerada como um processo. Um dos artigos, escrito por Nicholas A. Branca, diz: O que é considerado importante nesta interpretação são os métodos, os procedimentos, as estratégias, e os heurísticos – aqui usados para indicar estratégia geral, independente do problema em particular – que os alunos usam na resolução de problemas. Essas partes do processo são a sua essência, e como tal, tornam-se um foco do currículo matemático.

A partir dessa afirmação, NÃO é correto dizer que:

O termo Metacognição é utilizado por alguns estudiosos para designar o conhecimento consciente do educando sobre o próprio processo de raciocínio. Sternberg em artigo publicado na revista Edutional Researcher, 1996, escreveu que metacognição

 .... se refere ao conhecimento sobre o próprio processo de raciocínio que, por ser consciente, guia e aprimora a eficiência do comportamento orientado para a solução de problemas.

Suponha a situação de um aluno que mostra ao professor a resolução de um problema pedindo que ele avalie se está ou não correta. O professor lê a resolução e percebe que ela está correta. Qual a resposta mais adequada do professor no sentido de estimular a metacognição do aluno?

O psicólogo Jean Piaget escreveu em 1948:

Analise as afirmações abaixo.

I. A matemática é tão difícil para muitas crianças porque ela lhes é imposta, sem consideração pela forma com que aprendem ou pensam.

II. As situações de contexto que o professor cria são cruciais para o desenvolvimento matemático da criança.

III. Numa situação de aprendizado autônomo o professor organiza os conteúdos de maneira linear e progressiva para que a criança possa guiar-se com mais facilidade.

Dentre estas afirmações, estão em concordância com o texto de Piaget APENAS

De acordo com o texto acima, a avaliação atual do ensino mascara:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis