Questões de Pedagogia do ano 2004

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia do ano 2004

Os jogos teatrais, são importantes para as crianças porque:

Qual a relação entre jogo dramático e jogo teatral?

O objetivo do Teatro do Oprimido é:

Coloque (F) para Falso e (V) para Verdadeiro e assinale alternativa correta:

( ) O argumento da universalidade da cultura escolar significa que cabe à escola transmitir saberes "públicos", explicitamente formulados e controlados, aos quais todos possam ter acesso potencial e que apresentem valor independentemente das circunstâncias e dos interesses particulares.

( ) A aprendizagem em sala de aula é sempre individual, limitada às relações frente a frente de um professor/a e um aluno/a. Apesar de acontecer dentro de um grupo social, processa-se individualmente, isto é, de aluno para aluno.

( ) Um dos pontos mais significativos do movimento da reestruturação escolar é o do desenvolvimento curricular baseado na escola, que funciona como uma unidade básica de mudança, em função do protagonismo dos atores/atrizes, sobretudo dos professores/as e alunos/as, e da busca dos critérios de qualidade.

( ) O ensino é uma atividade teórica que se propõe a dirimir dúvidas educativas, objetivando orientar professores/as e alunos/as num sentido determinado, e a exercer influências na constituição da escola e na forma de gestão.

( ) Na perspectiva heurística da prática escolar, com a consciência da importância e transformação de significados como finalidade educativa, o dilema entre o conhecimento acadêmico e o conhecimento do aluno/a como ponto de partida para os processos de aprendizagem é resolvido sempre a favor do conhecimento do aluno.

A seqüência correta é:

Enumere as lacunas da coluna B de acordo com o termo conceitual apresentado na coluna A:

Coluna A

1. Percepção da educação brasileira nos anos 70.

2. Perspectiva curricular da educação popular.

3. Perspectiva da pedagogia crítico-social dos conteúdos.

4. Movimento de renovação curricular da década de 80 do século XX.

Coluna B

( ) Focaliza questões referentes ao conhecimento escolar, propondo- se a resgatar a importância dos conteúdos e a ressaltar a função básica da escola – a transmissão do saber sistematizado, a transmissão dos conteúdos escolares.

( ) Adota-se o ponto de vista que a escola deve transmitir a todos a que ela tenha acesso, sem discriminação, o "saber universal", ou seja, o saber historicamente acumulado, necessário à formação de cidadãos.

( ) A abordagem crítica de questões curriculares no Brasil acentua- se quando se inicia o processo de redemocratização do país, e especialistas brasileiros, preocupados com os altos índices de evasão e repetência, problematizam o currículo e a estrutura da escola.

( ) Para pensar a escola e o currículo, os autores rejeitam a dicotomização entre saber sistematizado e conscientização, argumentando que tudo que é ensinado e aprendido precisa sê-lo criticamente.

A seqüência correta da Coluna B, de cima para baixo é:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis