Questões de Pedagogia do ano 2004

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia do ano 2004

#Questão 170488 - Pedagogia, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2004, DPF, Técnico em Assuntos Educacionais

Com relação à comunidade escolar e ao contexto institucional e sociocultural da escola, julgue os seguintes itens.

O conhecimento escolar, na concepção construtivista, se tornará significativo para as classes desfavorecidas, quando a escola conseguir fazer a relação entre o saber sistematizado com o conhecimento que o aluno traz para a escola.

#Questão 170490 - Pedagogia, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2004, DPF, Técnico em Assuntos Educacionais

No que se refere à função sociocultural da escola, julgue os itens que se seguem.

A escola, para exercer sua função sociocultural, deve refletir sobre a atuação de seus membros e levá-los a assumir a responsabilidade pela aprendizagem de todos os alunos, de acordo com suas atribuições.

#Questão 170492 - Pedagogia, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2004, DPF, Técnico em Assuntos Educacionais

No que se refere à função sociocultural da escola, julgue os itens que se seguem.

Com o processo de globalização, as transformações científicas e a discussão ético-valorativa, a escola é demandada a instrumentalizar jovens e adultos para participar da cultura, bem como das relações sociais e políticas da sociedade.

#Questão 170495 - Pedagogia, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2004, DPF, Técnico em Assuntos Educacionais

No que se refere à função sociocultural da escola, julgue os itens que se seguem.

Do ponto de vista legal, a escola, instituição social com objetivos explicitamente educacionais, deve criar estratégias metodológicas para promover a socialização, obrigatoriamente, somente entre os alunos da educação infantil, uma vez que, nessa faixa etária, eles são egocêntricos por natureza.

#Questão 170501 - Pedagogia, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2004, DPF, Técnico em Assuntos Educacionais

A equipe de uma escola da rede pública de 5.ª a 8.ª série idealizou um projeto de informática para atender os jovens e adolescentes com baixo poder aquisitivo, uma vez que eles não possuem computador e atualmente é uma exigência do mercado de trabalho ter conhecimento em informática. Quando elaborou o projeto, a equipe convidou os estudantes para discutir o projeto. Os estudantes ficaram bastante motivados. Diante do interesse, a equipe escolar iniciou as ações para a implantação do projeto. Os membros da equipe entraram em contato com diversos órgãos para solicitar apoio financeiro. A Secretaria de Educação informou que não poderia financiar, pois o projeto não tinha sido previsto anteriormente. Nesse caso, os alunos tiveram de procurar outras alternativas. As instituições comunitárias, de certa forma, não negaram a importância do projeto, mas responderam que não tinham condições de fornecer qualquer ajuda. Desanimada, a equipe escolar adiou a execução do projeto por prazo indeterminado. Os alunos buscaram outras tentativas de financiamento, mas a equipe se recusou.

 Diante da situação hipotética e considerando o papel político-pedagógico e a organicidade do ensinar, do aprender e do pesquisar, julgue os itens a seguir.

As posições da Secretaria de Educação e das instituições comunitárias em nenhum momento influenciaram a decisão da equipe escolar em adiar a execução do projeto.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis