Questões de Pedagogia do ano 2004

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia do ano 2004

A educação é uma prática humana social que constrói e modifica os seres humanos nos seus estados físicos, mentais, espirituais, culturais, e que dá uma configuração à existência humana individual e grupal. Assim, o pedagogo, como profissional da educação, pode atuar e intervir em diferentes espaços educativos. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir. Para a literatura do campo da educação corporativa, o método expositivo grupal consiste na metodologia educacional mais apropriada aos processos de educação corporativa.

A pedagogia não formal foi criada para dar suporte à estruturação das mudanças, à ampliação e à aquisição de conhecimento no espaço organizacional. O profissional de pedagogia não escolar, como instrumento de educação, surge para promover a reconstrução de conceitos básicos, como criatividade, espírito de equipe e aprendizagem para o trabalho. Tendo essas informações como referência inicial, julgue os itens subsequentes. A conceitualização pedagógica sobre o desenvolvimento de competências tem raízes no comportamentalismo (behaviorismo), muito influente na psicologia e na educação nas décadas de 60 e 70 do século passado, e sua apropriação traduz-se pela utilização de listas de tarefas e subtarefas, cuja realização é verificada mediante checklists.

A pedagogia não formal foi criada para dar suporte à estruturação das mudanças, à ampliação e à aquisição de conhecimento no espaço organizacional. O profissional de pedagogia não escolar, como instrumento de educação, surge para promover a reconstrução de conceitos básicos, como criatividade, espírito de equipe e aprendizagem para o trabalho. Tendo essas informações como referência inicial, julgue os itens subsequentes. A articulação entre teoria e prática no exercício da profissão de pedagogo depende da construção coletiva de um saber sobre o que constitui o conhecimento profissional e sobre como o profissional aprende e desenvolve a sua expertise.

Devido à necessidade de organizar os recursos metodológicos e a avaliação, o pedagogo busca planejar coerentemente os objetivos de formação. A esse respeito, julgue os itens seguintes. A taxonomia de Bloom faz referência tanto a capacidades e conhecimentos a serem adquiridos por meio do processo de aprendizagem quanto à avaliação dessas capacidades e desses conhecimentos ao final do processo de ensino e aprendizagem.

Devido à necessidade de organizar os recursos metodológicos e a avaliação, o pedagogo busca planejar coerentemente os objetivos de formação. A esse respeito, julgue os itens seguintes. Como cada espaço institucional de ensino, cada estudante possui ritmo, facilidades e dificuldades próprias. Nesse sentido, é necessário que o professor desenvolva habilidades e competências nas técnicas de avaliação da aprendizagem, a fim de regular eficazmente a aprendizagem.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis