Questões de Pedagogia do ano 2004

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia do ano 2004

Entender as instituições educacionais hoje pressupõe compreendê-las e colocar em relação com novos paradigmas acerca das funções do conhecimento, da relação escola - sociedade e das interações produzidas nestes contextos. Diante da afirmação acima, escreva "C" para as alternativas corretas e "E"para as alternativas erradas.

( ) Edgar Morin na busca do "ser"e do "saber", aponta para um caminho em que as novas descobertas e certezas se elaboram, compreendendo o ser humano ao mesmo tempo sujeito e objeto de sua construção e mundo.

( ) A produção da profissão docente/professor reflexivopesquisador associados com desenvolvimento de habilidades e competências buscam apresentar um perfil docente que de conta das novas dimensões do conhecimento, das relações interpessoais, entre outras, investigando novas análises.

( ) A educação instrumento centrado em si mesma tem como atribuição a única e exclusivamente, assegurar aos indivíduos a transmissão de conteúdos científicos, sistematizados e produzidos ao longo da história da humanidade.

( ) A reflexão do trabalho docente guarda estreita vinculação com o pensamento e a ação nas situações reais e históricas em que os professores se encontram. Não é uma atividade individual, pois pressupõe relações sociais que servem aos interesses humanos.

( ) O professor como sujeito que não reproduz apenas o conhecimento pode fazer do seu próprio trabalho em sala de aula, um espaço de práxis docente e de transformação humana.

A seqüência é:

Desenvolver a educação em âmbito municipal, nos remete necessariamente a uma análise da organização dos conteúdos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, que os agrupa, em três grandes categorias. Quais sejam:

Nos fundamentos que postulam conceitos sobre a formação de professores, estão presentes as concepções: acadêmica, tecnológica e prática. Muito se tem discutido que a prática docente tem que estar alicerçada na concepção do professor reflexivo: Pensando nesta reflexivilidade, enumere correspondentemente as características do professor, quanto:

1 - Reflexividade crítica

2 - Reflexividade neoliberal (linear, dicotômica, pragmática)

( ) Fazer pensar, a relação teoria e prática. 
( ) Preocupação com a preensão das contradições.
( ) Agente de uma realidade pronta e acabada.
( ) Reflexividade de cunho sócio-crítico e emancipatório.
( ) Reflexividade cognitiva e mimética.
( ) Atuação dentro da realidade instrumental.

A seqüência é:

Quando falamos em constituição de sujeitos, produzidos pela inserção social num determinado espaço geográfico e momento histórico, é de fundamental importância observarmos que este sujeito pode ser analisado através de algumas categorias: etnia, classe, geração, orientação sexual, gênero, entre outras. Os Parâmetros Curriculares Nacionais tratam as questões de gênero e orientação sexual como temas transversais, propondo os seguintes conteúdos:

A abordagem sócio-cultural cuja obra referente mais significativa e difundida é a de Paulo Freire percebe a prática educativa a partir dos seguintes pressupostos básicos:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis