Questões de Pedagogia do ano 2003

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia do ano 2003

A relação entre educação, escola e trabalho não foi sempre a mesma ao longo da história. Com base nesta afirmação, numere a segunda coluna de acordo com a primeira:

 I - Antigüidade

II - Idade Média

 III - Época Moderna

IV- Nos Dias Atuais

( ) A educação coincide com o processo de trabalho, até que surge uma educação diferenciada, para atender a uma classe social que não precisa trabalhar para viver.

( ) Chega ao extremo o processo de constituição da escola, como forma principal e generalizada de educação, pois as qualificações intelectuais específicas tendem a desaparecer, trazendo em contrapartida a elevação do patamar de qualificação geral.

( ) A escola está ligada ao processo de urbanização e industrialização, como agência educativa ligada às necessidades de hábitos civilizados. A isto também está ligado o papel político da educação escolar enquanto formação do cidadão.

 ( ) A grande maioria da educação se educa pelo trabalho, no processo de produzir a própria existência e de seus senhores. Nesse contexto, a forma escolar da educação é uma forma secundária que se contrapõe, como não-trabalho, à forma de educação dominante, determinada pelo trabalho.

A ordem correta, de cima para baixo, é:

No início de sua caminhada na escola brasileira, o Orientador deveria se preparar para resolver, satisfatoriamente, os problemas com que o adolescente se defronta, que iam de problemas de saúde e desenvolvimento físico, a problemas de sexo, sociais e econômicos. Observe, agora, as afirmações sobre a identidade do Orientador Educacional:

I - O Orientador Educacional é uma aparição do amor e da verdade.

II - O coração universal do Orientador Educacional deve poder alojar, no seu carinho, cada um, segundo a necessidade do momento.

 III - O Orientador Educacional deve se reconhecer e estudar teoricamente, participar das lutas sindicais, das lutas dos grupos e da luta políticopartidária.

IV - O Orientador Educacional deve ser uma figura neutra para guiar os jovens em sua formação cívica, moral e religiosa.

Estão coerentes com aquele momento inicial da Orientação Educacional, as afirmativas:

Observe um trecho do poema O Adolescente, de Mário Quintana, e a tira Gente Como a Gente, de Mark Cullum:

"Adolescente, olha!

A vida é nova... A vida é nova e anda nua

-vestida apenas com o teu desejo!"

 

 

 

Uma das expectativas percebidas em algumas escolas é a de que o Orientador Educacional atue como mediador das relações entre o aluno adolescente e sua família. Ao fazê-lo, o orientador deverá considerar que:

I - O grupo familiar constitui o grupo de participação e de referência fundamental, e é por isso que os valores desse grupo constituem bases significativas na orientação do adolescente, quer a família atue como grupo positivo de referência, quer opere como grupo negativo de referência.

II- Ttrazer os pais à escola constitui uma das atividades do Orientador. Ele faz com que eles participem do projeto dela de diferentes formas, desde o planejamento do projeto pedagógico até as decisões que a escola deve tomar.

III - Há um despreparo no nível emocional e de conhecimento objetivo dos pais sobre o desenvolvimento social, psicológico e intelectual do adolescente, cabendo ao Orientador informá-los a esse respeito.

IV - Cabe à escola, nos dias de conflito, característicos da pós-modernidade, o papel de orientar não só o aluno, mas também sua família, já que os serviços particulares de apoio familiar têm preço elevado e os serviços públicos não atendem a toda demanda dessa área.

Estão corretas as afirmativas:

O significado de "Orientação Educacional" vai sendo construído ao longo do tempo, procurando responder às demandas de cada contexto histórico. Pensar em Orientação Educacional hoje implica considerar as dimensões descritas abaixo, que foram se estabelecendo nesse processo histórico:

I - aquela determinada pela legislação que aborda a Orientação Educacional;

II - a que resultou da prática da própria Orientação, a partir da realidade e das expectativas da comunidade escolar;

 III - a que foi sendo construída pelos orientadores, que a legitimam em termos de uma prática pedagógica.

Essas três dimensões são chamadas, respectivamente:

Observe a figura abaixo:

"A Orientação Educacional estará junto na construção de uma escola de qualidade, em que a cidadania deve ser vivida no dia-a-dia, através das diferentes abordagens e experiências".

 (GRINSPUN, 2002)

Nas afirmações a seguir, coloque V para as verdadeiras e F para as falsas, considerando as práticas de "vivência da cidadania" propostas pela autora:

( ) Discussão dos processos de aprendizagem, objetivos, conteúdos, metodologias e avaliações dos alunos.

( ) Priorização da aprovação e promoção do aluno como um meio de superação das suas dificuldades de origem e ascensão social.

( ) Atendimento individual visando à integração da personalidade e à adaptação integral do sujeito ao contexto social.

( ) Reflexão sobre preconceitos, estereótipos e marginalizações que ocorrem dentro e fora da escola

( ) Análise de situações vivenciais, à luz das diferentes dimensões e abordagens pelas quais os valores são reconhecidos dentro e fora da escola.

O preenchimento correto, de cima para baixo, é:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis