Questões de Pedagogia do ano 2003

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia do ano 2003

Uma professora que atua na Educação Infantil avaliou a produção de seu aluno como inconsistente e, por isso, optou por não promovê-lo para o ensino fundamental. A mesma professora, no entanto, aprovou os demais colegas da turma alegando maturidade cognitiva e psicológica. Com base na atual LDB 9394/96, é possível afirmar que a professora:

João, um aluno da 3ª série do ensino fundamental, mostrou o resultado de uma prova de matemática aos seus pais. Estes ficaram preocupados, pois João só acertara 40% da prova e demonstrara muita insegurança. Seus pais, então, decidiram conversar com a coordenação pedagógica da escola que, levando em conta as determinações da Lei 9394/96, teve a seguinte atitude:

Sobre os postulados teóricos de Piaget e Vygotsky, podem ser consideradas corretas as afirmações contidas em:

Piaget define o desenvolvimento como um processo de equilibração progressiva. Contudo, esse processo contínuo é caracterizado por diversas fases ou períodos. Cada etapa caracteriza um momento específico do desenvolvimento, num processo contínuo em que as crianças constroem certas estruturas cognitivas. Para o autor, o desenvolvimento segue, seqüencialmente, as seguintes etapas:

Leia o diálogo abaixo.

"Na sala dos professores, três colegas de trabalho estão corrigindo as provas de seus alunos. Cristina, ao completar a correção da prova de Marcelo, mostra-se feliz com o resultado e exclama:

- É o que eu sempre digo: o que é bom, já nasce feito!

Mara, ao ouvir a fala da colega, imediatamente responde:

- Sinto muito, mas não concordo! Se o que é bom já nasce feito, então qual é o papel da escola? Somos uma tábula rasa, uma folha em branco. O ambiente tem poder decisivo no desenvolvimento humano, já que o aluno é controlado pelos estímulos do professor. O ser humano é fruto do meio em que vive.

Após ouvir suas colegas, Ricardo comentou:

- Bem, acho que não concordo com vocês! Penso que o desenvolvimento humano se dá a partir da interação entre o organismo e o meio, pois ambos se influenciam mutuamente. Sendo assim, acredito na construção do conhecimento como um processo que envolve as interações dos alunos com o mundo físico e social."

De acordo com a situação apresentada, podemos afirmar que as concepções de desenvolvimento dos professores são, respectivamente:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis