Questões de Pedagogia do ano 2003

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia do ano 2003

#Questão 173511 - Pedagogia, Geral, FCC, 2003, SEED/SE, Supervisor de Ensino

Maria Aparecida Baccega analisa a presença e a força dos meios de comunicação, sobretudo a televisão que transforma acontecimentos em espetáculos e atinge muitas vezes em tempo real, sociedades que vivem tempos históricos e culturais díspares, divulgando idéias e valores, normas e regras, sob forma prescritiva, objetivando o apagamento das diferenças com explicações ideológicas sobre as desigualdades. E entende que cabe à Escola re-significar seu papel e

#Questão 173514 - Pedagogia, Geral, FCC, 2003, SEED/SE, Supervisor de Ensino

Há uma expectativa de que as novas tecnologias trarão soluções rápidas aos problemas do ensino que as escolas enfrentam. José Manuel Moran afirma que as tecnologias nos permitem ampliar o conceito de aula, de espaço e tempo, estabelecendo novas pontes entre o presencial e o virtual, entre o estarmos juntos e o estarmos conectados à distância, mas que o nosso maior desafio para um ensino e uma educação de qualidade é

#Questão 173516 - Pedagogia, Geral, FCC, 2003, SEED/SE, Supervisor de Ensino

Leila R. Iannone relata pesquisa realizada com uma experiência de avaliação institucional de uma escola que, na década de 60 havia obtido uma educação de qualidade, alicerçada num ideário compartilhado, mas que no decorrer das décadas seguintes ampliou muito o espaço físico e a clientela, e agora, estava enfrentando "perda de qualidade", "desorientação" e uma "sensação crescente de fracasso". A pesquisa revelou que isso se deveu a

I. interrupção dos investimentos em formação contínua, a partir do crescimento vertiginoso da escola, subtraindo oportunidades de engajamento da equipe docente.

II. falta de reflexão sobre o instituído e o instituinte (inovações) provocando entraves no processo de gestão.

 III. clareza dos novos objetivos institucionais e do "novo" discurso, acompanhado de ações pedagógicas correspondentes.

IV. tentativa de homogeneização com vistas à qualidade, que acabou dividindo corpo docente e técnico.

V. adoção de práticas de introdução de inovações próximas ao procedimento "tipo industrial", padronizador, e com gestão "de cima para baixo" e "do centro para a periferia".

VI. intervenções democráticas de partilha de decisões e de tarefas que deram coesão ao corpo docente.

Estão corretas APENAS as afirmativas

#Questão 173518 - Pedagogia, Geral, FCC, 2003, SEED/SE, Supervisor de Ensino

Terezinha A. Rios articula o conceito de competência com o de qualidade e argumenta que "a revolução tecnológica, a globalização da economia e da política, e os fenômenos sociais dela decorrentes trouxeram, ao campo da educação, novas provocações e inquietações" colocando para a Filosofia e a Didática, a necessidade de superação

I. do atraso tecnológico de nossas práticas pedagógicas escolares por meio de equipamentos e treinamento dos docentes em Tecnologia da Informação.

II. da fragmentação por meio de um diálogo dos saberes presentes na ação docente promovendo revisão didático-pedagógica fundamentada.

III. da massificação decorrente da globalização por meio da percepção clara das diferenças e especificidades, para um trabalho coletivo e interdisciplinar.

IV. da incompetência dos professores para alfabetizar, com investimentos na capacitação de alfabetizadores.

V. de um embate entre a razão instrumental e o irracionalismo, por meio da descoberta e valorização da sensibilidade, articulando todas as capacidades dos indivíduos.

Estão corretas APENAS as afirmativas

#Questão 173520 - Pedagogia, Geral, FCC, 2003, SEED/SE, Supervisor de Ensino

Buscando soluções para garantir melhoras significativas nas escolas, Fullan e Hargreaves afirmam que uma "mudança educacional que não envolva os professores e que não tenha seu apoio costuma terminar como uma mudança para pior ou para nada". Há necessidade não só de um envolvimento dos professores, mas um tipo de envolvimento importante, que requer

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis