Questões de Pedagogia do ano 0000

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia do ano 0000

#Questão 892589 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, FUNDATEC, 0000, Prefeitura de Alpestre - RS, Provas: 2020 - Professor de Inglês 2020 - Professor - Anos Iniciais 2020 - Professor de Geografia 2020 - Professor de História

Em relação à Pedagogia das Competências, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas, segundo as teorias de Perrenoud.

( ) As competências não são vistas como um caminho, mas como um efeito adaptativo do homem às suas condições de existência. ( ) Para as competências que percebemos já ter desenvolvido, necessitamos adequá-las aos usos a que se destinam, o que, por si só, já mobiliza outras competências em nós, relativas à capacidade de avaliação. Tal processo avaliativo pode ser utilizado como estratégia facilitadora ao trabalho do professor em sala de aula, bem como estratégia para impulsionar tal profissional em busca de cursos de formação continuada que auxiliem na continuidade do seu desenvolvimento enquanto educador. ( ) No que diz respeito aos alunos, devemos saber que existem competências não escolares que desenvolvemos a partir das relações sociais que estabelecemos e as nossas condições de existência. Por isso, a escola deve levá-las em consideração, aproveitando-as de forma a auxiliar o desenvolvimento das competências escolares que ainda necessitem ser desenvolvidas pelos alunos.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

#Questão 892590 - Pedagogia, Principais Autores, FUNDATEC, 0000, Prefeitura de Alpestre - RS, Provas: 2020 - Professor de Inglês 2020 - Professor - Anos Iniciais 2020 - Professor de Geografia 2020 - Professor de História

Partindo do princípio de que os seres humanos se desenvolvem pelas relações que estabelecem com seu meio, Perrenoud, em sua teoria, assume que cada pessoa, de maneira diferente, desenvolveria competências voltadas para a resolução de problemas relativos à superação de uma situação, como, por exemplo:

I. Saber guiar-se no caminho de volta para casa a partir de um ponto de referência, o que mobiliza competências de reconhecimento ou mapeamento espacial. II. Saber lidar com as dificuldades infantis, o que aciona competências pedagógicas. III. Saber construir ferramentas, o que estimula competências matemáticas e lógicas.

Quais estão corretas?

#Questão 892591 - Pedagogia, Pesquisa em Educação, FUNDATEC, 0000, Prefeitura de Alpestre - RS, Provas: 2020 - Professor de Inglês 2020 - Professor - Anos Iniciais 2020 - Professor de Geografia 2020 - Professor de História

De acordo com Vasconcellos, o professor não deve se dedicar intensa e sinceramente à elaboração do projeto nas seguintes situações, EXCETO se:

#Questão 892592 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, FUNDATEC, 0000, Prefeitura de Alpestre - RS, Provas: 2020 - Professor de Inglês 2020 - Professor - Anos Iniciais 2020 - Professor de Geografia 2020 - Professor de História

De acordo com Vasconcellos, o ____________________________ é o plano dos níveis intermediários (cursos, departamentos, áreas) ou dos serviços no interior da escola (direção, coordenação/supervisão, orientação, secretaria). Esse plano, em termos institucionais, é equivalente ao projeto de ensino-aprendizagem, devendo, portanto, estar referido também ao Projeto Educativo da Escola.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

#Questão 892593 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, FUNDATEC, 0000, Prefeitura de Alpestre - RS, Provas: 2020 - Professor de Inglês 2020 - Professor - Anos Iniciais 2020 - Professor de Geografia 2020 - Professor de História

De acordo com Moran, as instituições educacionais atentas às mudanças escolhem fundamentalmente dois caminhos: um mais suave – mudanças progressivas – e outro mais amplo – com mudanças profundas. No caminho mais suave, elas mantêm o modelo curricular predominante – disciplinar, mas priorizam o envolvimento maior do aluno, com metodologias ativas, como:

I. O ensino por projetos de forma mais interdisciplinar. II. O ensino híbrido ou blended. III. A sala de aula invertida.

Quais estão corretas?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis