Questões de Pedagogia do ano 0000

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Listagem de Questões de Pedagogia do ano 0000

Para Winnicott, o provimento para a criança na saúde e na crise deve partir de um padrão que consiste na identificação com o indivíduo, de tal maneira que seja possível prover aquilo de que ele necessita a qualquer momento. Para este padrão é necessário, além da provisão para concretizar o impulso criativo da criança:

Para Szpacenkopf, o conflito é um dos agentes que falam a favor da igualdade e da não hierarquização. Ao contrário do que se pode pensar, o conflito é fundamental no sistema político e fator essencial de socialização. Se a sociedade hierárquica distingue classes, criando inúmeras desigualdades, ou mesmo estimulando e atuando com segregações, a sociedade que defende a igualdade dos homens e dos direitos permite que os homens discordem profundamente, consequência natural de quem está numa relação de proximidade, respeito e reconhecimento recíproco. A partir desta proposição sobre conflito, compreende-se que a autora conclui que só há conflito, discordância sem medo do debate, se:

Segundo Soares (em Maia), a formação da identidade para os jovens é um processo penoso e complicado. As referências positivas escasseiam e se embaralham com as negativas. A identidade só existe no espelho, e esse espelho é o reconhecimento dos outros. É a generosidade do olhar do outro que devolve ao jovem a própria imagem ungida de valor. Por definição, mais expostas à angústia e insegurança do desemprego, as pessoas de baixa renda enfrentam com maior frequência as tensões que desestabilizam emoções e corroem a autoestima. Na conclusão do autor:

O papel do professor sempre foi o de aproximar o aprendiz das novidades e descobertas, das informações e notícias. Ensinar, tornando conhecido o desconhecido. No atual estágio da nossa sociedade, as informações e inovações encontram-se disponíveis nos múltiplos ambientes virtuais acessíveis via Rede. Para Pierre Lévy, o professor, então, torna-se o ponto de referência para orientar seus alunos no processo individualizado de aquisição e produção de conhecimentos e, ao mesmo tempo, oferece oportunidades para o desenvolvimento de processos de construção coletiva do saber, através da Educação:

Jussara Hoffmann afirma que “Alguns países, e alguns Estados e Municípios do Brasil, vêm adotando diferentes organizações curriculares, visando uma educação democrática, que garanta uma escola de direito a todas as crianças e jovens, no que se refere à Educação Básica. São alternativas válidas por quem entende desenvolvimento como sinônimo de educação e cultura para todos os cidadãos.” São elas:

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