Questões de Pedagogia

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Listagem de Questões de Pedagogia

Segundo Mercer e Gediel (em Maia), as crianças, em seu silêncio significativo e sem capacidade de exercer autonomamente seus direitos, são relegadas a uma espécie de limbo jurídico, na qual vigem poderes e se estabelecem relações que negam sua condição de humano e de cidadão. Nesse limbo, os que têm dever jurídico de cuidado são também os que mediam as relações da criança com o espaço político dos direitos e da cidadania. Sem esses sujeitos juridicamente capazes, o direito não atinge a criança. Decorre daí, segundo os autores, que:

Falas de alguns professores sobre suas turmas:

“Estou tendo problemas seríssimos de comportamento na minha turma. Estou assustada!”

“Tem os mais disciplinados e os atormentadores.”

“Ele não consegue se fixar numa atividade: faz barulho, fala alto, sai do lugar, mexe no lixo, enfim, fica tumultuando o tempo todo.”

“É lógico que a gente tenta controlar a disciplina! A gente coloca os limites: o que é certo, o que é errado, quando pode falar, quando pode se levantar...”

Para o psicólogo Júlio Groppa, a questão da indisciplina está sempre presente nas conversas entre professores e, muitas vezes, o trabalho docente se confunde, limitando-se:

Como resultado da Conferência Mundial sobre Necessidades Educacionais Especiais, realizada em 1994, na cidade espanhola de Salamanca, a Declaração de Salamanca trata de princípios, políticas e práticas na área das necessidades educativas especiais. A Declaração de Salamanca foi um documento assinado por vários países e se constituiu como um importante marco na luta pelos direitos humanos, pela igualdade de oportunidades para todas as pessoas e pela participação social efetiva da pessoa com deficiência. A principal premissa a ser defendida por essa Declaração, com relação ao sistema de ensino, foi que a educação deve se organizar:

#Questão 861119 - Pedagogia, , AMEOSC, 0000, Prefeitura de Bandeirante - SC, 2021 - Professor de Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Em 1961 foi determinado que o direito à educação deveria ser consolidado com recursos do Estado, ao mesmo tempo, foi criado Conselho Federal de Educação, em suma, houve uma diminuição da centralização do MEC e os órgãos estaduais e municipais ganharam autonomia. A descrição remete a sansão:

#Questão 861127 - Pedagogia, Políticas Educacionais, AMEOSC, 0000, Prefeitura de Bandeirante - SC, 2021 - Professor de Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Sobre a organização do sistema escolar por ciclos de desenvolvimento, considere as afirmações a seguir: I. O Ensino Fundamental em dois ciclos - sendo o primeiro do 1º ao 5º ano e o segundo do 6º ao 9º -, o aluno só pode ser retido ao fim de cada uma dessas etapas, caso não tenha alcançado os objetivos definidos para o período. II. O sistema de progressão continuada pressupõe a existência na escola de um sistema de avaliação contínua em que seja possível detectar qualquer dificuldade de aprendizagem assim que ela aparece. III. Estudos comprovam que, embora o sistema de progressão continuada permita o avanço dos alunos, não houve diminuição considerável nos índices de abandono escolar. Estão corretos:

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