Listagem de Questões de Pedagogia
A respeito das pesquisas científicas sobre o bullying, são feitas as afirmativas abaixo.
I A falta de conhecimento sobre o bullying dificulta a identificação do fenômeno, o que reflete no seu monitoramento.
II O bullying não deve ser tratado como um conteúdo escolar.
III A educação física pode auxiliar no combate à violência.
IV Há uma crise da autoridade docente.
Das afirmativas acima, estão corretas:
Sobre Orientação Profissional, são feitas as afirmativas abaixo.
I Seu processo não atende ao imediatismo comum entre as pessoas que desejam ajuda para escolher uma profissão.
II É um importante momento de autoconhecimento.
III O profissional auxilia que o orientando foque sua atenção para aspectos relevantes da escolha, que por vezes escapam de sua avaliação solitária.
IV A decisão sobre a escolha profissional deve recair nas sugestões do orientador, com base na expectativa da família.
Uma educação fundamentada em direitos humanos só é possível de ser conquistada se houver um combate sistemático e incessante sobre qualquer forma de segregação. O exercício da tolerância e do acolhimento à diversidade deve ter início o mais cedo possível na escola/sociedade. A dificuldade de lidar com tal situação reside na complexa combinação de:
As contribuições da Sociolinguística, da Sociologia e da Antropologia para a compreensão do que acontece na escola e na sala de aula, intensificaram-se a partir da década de 1960, quando pesquisadores dessas áreas passaram a colaborar com as suas análises para a reflexão sobre o fracasso escolar de crianças pertencentes a classes sociais menos favorecidas. O sociólogo W. Hutmacher usou a expressão “familiaridade que provoca cegueira” para designar tudo o que acontece de maneira naturalizada na escola, tudo o que faz parte do funcionamento ‘normal’, do ‘sempre foi assim’, para se referir:
Para a Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação e do Desporto, a Educação Especial é: “Um processo que visa promover o desenvolvimento das potencialidades de pessoas portadoras de deficiência, condutas típicas e altas habilidades, e que abrange os diferentes níveis e graus do sistema de ensino. Fundamenta-se em referências teóricas e práticas compatíveis com as necessidades específicas de seu alunado. O processo deve ser integral, fluindo desde a estimulação essencial até os graus superiores do ensino. Sob o enfoque sistêmico, a Educação Especial integra o sistema educacional vigente, identificando-se com sua finalidade que é a de formar cidadãos conscientes e participativos.”
A Educação Especial deve ser vista como parte integrante do sistema educacional brasileiro, em todos os níveis de ensino, da Educação Infantil ao Ensino Superior. Essa modalidade de educação é considerada um conjunto de recursos educacionais e estratégias de apoio que estejam à disposição de todos os alunos, oferecendo:
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}