Questões de Pedagogia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia

Os debates atuais acerca da prática educativa apontam, dentre outras questões, para o surgimento de uma nova educação em que pesem as relações entre teoria e prática. Esse ponto de vista defende que:

A proposta de avaliação escolar, convencionalmente e secularmente concretizada em nossas escolas, tem sido alvo de muitas críticas, pois:

I. Cumpre funções pedagógico-didáticas e de diagnóstico em relação às quais recorre a instrumentos de verificação e acompanhamento do rendimento escolar.

II. Alimentou-se de instrumentos avaliativos preocupados apenas em atribuir notas e classificar estudantes.

III. Objetiva uma função prioritariamente burocrática, em que fixa critérios de desempenho dos estudantes, isentos de fatores externos e internos de aprendizagem.

IV. É visualizada apenas como medida e diagnóstico do quantitativo de saber do estudante.

Está(ão) correta(s), apenas:

De acordo com os pressupostos da interdisciplinaridade, analise as proposições abaixo.

I. Apresentam-se como proposta para extinguir o movimento da crise dos paradigmas.

II. A discussão do termo surge com a intenção de restabelecer o sentido de unidade do processo de construção do conhecimento.

III. A temática busca articular/dialogar: teoria e prática.

IV. Apresentam-se como proposta para o desenvolvimento de práticas pedagógicas significantes.

Está(ão) correta(s), apenas:

Tendo em vista que a escola é a instituição por meio da qual é transmitida a herança social e, ao mesmo tempo, são desenvolvidos novos conhecimentos, julgue os itens que se seguem. A escola deve selecionar temas socialmente válidos, mas evitar os que sejam polêmicos, como religião, política e preconceito, a fim de resguardar as diferenças de opiniões dos estudantes.

Tendo em vista que a escola é a instituição por meio da qual é transmitida a herança social e, ao mesmo tempo, são desenvolvidos novos conhecimentos, julgue os itens que se seguem. A escola é o espaço da comunicação educativa; nele, a educação se processa em seu aspecto formal, por intermédio da interação entre quem ensina e quem aprende.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis