Listagem de Questões de Pedagogia
O contexto escolar é identificado por Nóvoa (1995) como o lugar mais apropriado para propor e desenvolver inovações educativas, por oferecer melhores possibilidades de êxito nos projetos de inovação, pois é neste contexto que se encontram os verdadeiros multiplicadores, os professores.
Para Nóvoa, a melhoria e mudança na escola poderão se dar a partir de alguns princípios, EXCETO:
Considerar as escolas como a unidade estratégica de mudança em ação.
Desenvolver mudanças de participação dos professores e dos restantes atores educativos em torno dos processos de inovação escolar.
Perspectivar a melhoria das escolas como um produto e não como um processo que consagre uma atitude de mudança permanente.
Produzir sugestões de práticas, de políticas e de procedimentos que contribuam para a melhoria da escola.
Segundo Perrenoud, existem dez domínios de competências julgadas prioritárias por serem coerentes com o novo papel do professor e compatíveis com os eixos de renovação da escola. Essas competências estão assim especificadas:
I. Administrar a progressão das aprendizagens; organizar e dirigir situações de aprendizagens; utilizar novas tecnologias.
II. Conceber e fazer evoluir os dispositivos de diferenciação; trabalhar em equipe; envolver os alunos.
III. Participar da administração da escola; garantir uma representação consensual,completa e estável de um ofício.
IV. Enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão; administrar a sua própria formação contínua; informar e envolver os pais.
São itens corretos:
I, II e III
I, II e IV
I, III e IV
II, III e IV
Segundo a finalidade da prática pedagógica, uma ação orientadora educativa só poderá ser avaliada a partir da reflexão sobre a quem interessa e a quem pretende servir.
Sendo assim, NÃO é correto afirmar que compete ao pedagogo:
determinar o como fazer a partir de suas atribuições específicas alheio à natureza da prática educativa .
mobilizar a comunidade escolar para a discussão política da qualidade da prática educativa articulada aos seus interesses.
ser participante efetivo do processo de construção de uma educação de qualidade.
analisar as defasagens e fracassos, repensando coletivamente as metodologias utilizadas no processo educativo.
A deficiência mental é um quadro que resulta de múltiplos fatores, com variados quadros clínicos. Apresenta como denominador comum:
a insuficiência sensora-motora.
a insuficiência intelectual.
a insuficiência da motricidade.
a insuficiência dos cinco sentidos.
a insuficiência emocional e visual.
A construção de uma educação de qualidade ocorre no interior de cada escola com a participação de todos os envolvidos no processo educativo. Assim, a reorganização dos tempos escolares em ciclos aponta a necessida-de de, EXCETO:
Repensar o sentido da escola, do currículo, do trabalho pedagógico e da organização escolar.
Manter os tempos escolares dos professores para que possam assumir a responsabilidade da formação do aluno durante o ciclo.
Ressignificar o conceito de turma, iniciando-se o agrupamento dos alunos por proximidade de idade.
Envolver a família no processo de formação do aluno assegurando-lhe o conhecimento da proposta pedagógica da escola.
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