Listagem de Questões de Pedagogia
O que se precisa questionar, segundo Jussara Hoffmann, são os princípios que fundamentam práticas avaliativas que, cada vez mais estreitas e padronizadas, impedem ver e sentir cada sujeito da educação em seu desenvolvimento integral e singular.
Dentre esse princípios, inserem-se, EXCETO:
O comprometimento dos educadores e das escolas com os juízos de valores emitidos e as decisões que tomam em relação às possibilidades e necessidades de cada estudante.
O respeito às diferenças entre os alunos.
A busca por padrões de mensuração objetivos e uniformes para o processo avaliativo.
A permanência do aluno na escola como direito do estudante e compromisso da escola.
Segundo Paulo Freire (1999), ensinar pressupõe algumas exigências, EXCETO:
Rigorosidade metódica, reconhecimento e assunção da identidade cultural.
Criticidade, pesquisa, estética e ética.
Transferência de conhecimentos.
Respeito aos saberes dos educandos, reflexão crítica sobre a prática.
Em relação à formalização do Projeto Político Pedagógico, NÃO é correto afirmar que:
é de fundamental importância o registro sistemático das reflexões e decisões coletivas.
a formulação de cada etapa deve constituir-se em um documento, no qual estarão registradas as decisões e reflexões tomadas no coletivo.
o registro formal deve conter a formulação de uma proposta educacional de formação, em consonância com o momento histórico presente.
o processo de avaliação precisa considerar apenas as exigências do cotidiano.
O projeto Político Pedagógico tem por finalidades, EXCETO:
Definir uma linha de trabalho para a escola considerando-a como uma filiação a alguma concepção corrente ( educação libertadora, construtivismo...)
Orientar a ação do grupo de profissionais de uma instituição escolar ou curso.
Permitir a crítica da realidade atual e fornecer o referencial para avaliar o processo de execução do trabalho transformador que propõe.
Ajudar a enfrentar os desafios do cotidiano da escola de uma forma refletida, sistematizada, orgânica, científica e participativa .
O Projeto Político Pedagógico é o plano global da instituição, é o instrumento teórico metodológico para, EXCETO:
Concretizar a necessidade de conhecer amplamente a realidade através do diagnóstico.
Representar a efetivação formal da decisão intencional e conjunta da instituição sobre o processo de decisão, execução e avaliação da ação educativa.
Transformar a instituição e os profissionais que nela atuam.
Representar a existência da neutralidade sobre questões técnicas, políticas, culturais, econômicas e éticas na sua construção.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}