Listagem de Questões de Pedagogia
Quando alguém adoece em um grupo familiar, há uma tendência deste grupo em excluir o paciente. Este movimento tem o nome de:
dissocialização;
mecanismo de segurança;
afastamento provisório;
movimento esquizóide;
patologia da quebra do vínculo.
Na família, o doente é, fundamentalmente, o portavoz das ansiedades do grupo. Como integrante desta, ele desempenha um papel específico que é de:
membro depositante dos conflitos;
sujeito passivo que adoece com a carga de conflitos e informações;
representante do grupo que produz a doença mental;
depositário das tensões e conflitos grupais;
denunciante das situações conflituosas.
Segundo Melanie Klein, os conflitos, os vínculos e as redes de comunicação, perturbados pela doença psiquiátrica, estão mais relacionados com:
os objetos internos;
as atitudes psicóticas;
os objetos externos;
a posição esquizo-paranóide;
a posição neurótica.
A Psicologia do Desenvolvimento representa:
um conjunto de teorias psicológicas que estuda o desenvolvimento da criança;
o estudo do desenvolvimento humano da infância à idade adulta;
o estudo feito pelos diferentes psicólogos desenvolvimentistas;
a atuação dos teóricos do desenvolvimento humano que tentam demonstrar as diferentes etapas da criança e do adolescente;
uma abordagem para a compreensão da criança e do adolescente, através da descrição e exploração das mudanças que as crianças sofrem.
Piaget considerou o desenvolvimento cognitivo como uma adaptação ao meio. De acordo com esta concepção, quando faz uma nova experiência, a criança:
recebe esforço positivo;
associa o estímulo a uma resposta não condicionada;
adapta-se, assimilando e acomodando-se;
repete uma resposta circular primária;
associa aprendizagem a um condicionamento.
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