Listagem de Questões de Pedagogia
No tocante aos Recursos Financeiros para a Educação, o art. 69 da LDB determina que a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios devem aplicar nunca menos de:
18%, 25%, 25% e 20% da receita do salário educação e de outras contribuições sociais.
10%, 20%, 20% e 25% da receita do salário educação e de outras contribuições sociais.
18%, 25%, 25% e 25% da receita resultante de impostos.
18%, 25%, 20% e 20% da receita resultante de impostos.
18%, 25%, 25% e 25% do produto nacional bruto.
A implantação da progressão continuada no Ensino Fundamental não elimina a avaliação, mas dá novo significado à mesma. Qual é o caráter do novo processo avaliativo?
Diagnose para encaminhamento para a recuperação extensiva, após o término do ano letivo.
Diagnose para encaminhamento para processos de recuperação paralela
Diagnose e classificação visando a um remanejamento de alunos para constituir as classes homogêneas
Classificação e formação visando ao desenvolvimento da recuperação contínua.
Diagnose e formação visando ao replanejamento do processo de ensino-aprendizagem.
Costuma-se reduzir a produção e a constituição do conhecimento no processo de aprendizagem, à dimensão de uma razão objetiva, desvalorizando-se outros tipos de experiência ou mesmo expressões outras da sensibilidade. Um excessivo academicismo e um anacronismo em relação às transformações existentes no Brasil e no resto do mundo geral, condenaram a Educação Fundamental, nestas últimas décadas, a um:
modernismo articulado ao sistema globalizado vigente no Brasil.
arcaísmo, que deprecia a inteligência e a capacidade de alunos e professores e as características de suas comunidades.
medievalismo platônico, típico das escolas de monastérios.
tecnicismo que amplia as dimensões dos saberes escolares.
cientificismo acoplado a um modismo típico das teorias pedagógicas.
É preciso transformar os registros de avaliação em anotações significativas sobre o comportamento dos alunos em seu processo de conhecimento. A partir da proposta do texto acima podemos afirmar que é preciso:
classificar os alunos, segundo um modelo padrão de desempenho e informar os pais.
manter a concepção de avaliação que se traduz na classificação dos alunos.
intensificar o sistema de controle do comportamento dos alunos, por meio de relações punitivas agora registradas.
ultrapassar a sistemática tradicional de buscar erros e acertos na produção dos alunos, sem valorizar as idéias e a importância das dificuldades.
melhorar o sistema de provas e de atribuição de notas ou conceitos pelo professor.
Os primeiros esquemas construídos pelo bebê são chamados sensório-motores, pois envolvem sensações e movimentos. A inteligência sensório-motora nasce da ação exterior e antecede o aparecimento da linguagem, sendo considerada uma forma de conhecimento em ação. A nova etapa – a seguinte - tem como uma das suas principais marcas:
o aparecimento da linguagem oral, a etapa sensório-motora do desenvolvimento.
o aparecimento da linguagem oral, etapa pré-operatória de desenvolvimento.
a noção de conservação, ou seja, consegue compreender que o todo pode se conservar, embora um dos seus aspectos mude.
o domínio pela criança das lógicas do pensamento, etapa operatória.
capacidade de reversão das ações, ou seja, a criança considera uma ação e a sua inversão.
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