Listagem de Questões de Pedagogia
Um Ensino Fundamental para todos, direito subjetivo, exige que os estabelecimentos de ensino:
eliminem as suas barreiras arquitetônicas e mantenham os seus currículos sem reorientá-los, pois, garantido o acesso, cabe aos alunos alcançar os objetivos da escola.
eliminem as suas barreiras arquitetônicas e adotem métodos e práticas de ensino adequadas às diferenças dos alunos, em geral, oferecendo alternativas que contemplem a diversidade.
desenvolvam um movimento de reorientação curricular, não havendo a necessidade de rever os aspectos de acessibilidade do prédio.
garantam a vaga e a matrícula para todos, sendo, responsabilidade da família e do aluno, a partir daí, construir sua permanência com sucesso.
tratem igualmente os iguais e os desiguais, todos são iguais perante a lei. Não será possível garantir um computador para um aluno tetraplégico se não for possível garantir o acesso aos computadores para todos os alunos.
A inclusão escolar é uma inovação educacional, propõe a abertura das escolas às diferenças. Assinale a alternativa que aponta as medidas includentes tomadas pela escola cidadã.
Admite todos os alunos, desenvolve uma aprendizagem cooperativa e desenvolve currículos baseados em saberes abertos e com base sócio-cultural
Admite alguns alunos, rotula-os, desenvolve o primado da instrução.
Desenvolve apoio à parte e, para alguns, desenvolve currículos baseados em saberes fechados.
Atende os alunos com deficiência, em espaços escolares semi ou totalmente segregados (classes especiais).
Coloca o ensino com o centro da escola, apesar de suprimir o caráter classificatório da avaliação.
A "educação para todos", numa escola capaz de ensinar todos, sem exclusões, ainda não é realidade para a maioria das crianças, adolescentes, e jovens negros. Há situações expressas nos livros didáticos e surgidas em sala de aula que explicitam a discriminação no espaço escolar. A Constituição de 1988 determina a igualdade perante a lei, sem distinção de qualquer natureza (...) e determina que a prática do racismo constitui:
crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei,
crime fiançável e suscetível de graça ou anistia.
crime inafiançável e hediondo, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei.
ato de segregação moral e humano.
ato imoral e desumano.
O Artigo 70 – da Lei n.º 9394/96 considera como manutenção e desenvolvimento do ensino as despesas realizadas com:
subvenção as instituições públicas ou privadas de caráter assistencial, desportivo ou cultural;
programas suplementares de alimentação, assistência médico-odontológica, farmacêutica e psicológica, e outras formas de assistência social;
obras de infra-estrutura, como asfalto de ruas em frente a escolas, conserto de calçadas, melhoria das instalações elétricas da rua.
formações de quadros especiais para a administração pública, sejam militares ou civis, inclusive de diplomatas
remuneração e aperfeiçoamento do pessoal docentes e demais profissionais da educação.
A organização das classes comuns, segundo o parecer CNE/CEB n°17/2001 que estabelece as Diretrizes Curriculares para a Educação Especial, na Educação Básica, faz-se necessário prever:
a concentração dos alunos portadores de necessidades educacionais especiais, numa classe comum, pois viabiliza o desenvolvimento do princípio de educar para a diversidade.
serviços de apoio pedagógico especializado, realizado na classe comum e em salas de recursos (complementação).
a matrícula apenas dos educandos que apresentam dificuldades de aprendizagem e suas limitações, segundo diagnóstico, não vinculadas a uma causa orgânica.
serviços de apoio pedagógico especializado, realizados apenas na classe comum, por exemplo: professores intérpretes das linguagens e códigos, como LIBRAS e Sistema Braille.
serviços de apoio pedagógico especializado, realizado apenas em salas de recursos pelos professores especializados.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}