Listagem de Questões de Pedagogia
Em relação à pessoa que necessita de condições especiais de atendimento, em uma proposta histórico-cultural que concebe que o indivíduo se humaniza em um ambiente social, em interação com outros indivíduos, podemos afirmar que:
é impossível considerar que o desenvolvimento dessa pessoa possa ocorrer em um processo previsível, linear e gradual;
o processo de desenvolvimento dessa pessoa realiza-se sob parâmetros;
homogêneos e individuais para cada grupo específico, os espaços específicos de aprendizagem devem privilegiar os procedimentos reabilitadores e terapêuticos;
as diversidades pessoais, culturais e sociais atuam como limitadores do processo de aprendizagem e desenvolvimento.
Os documentos oficiais têm apontado para teorias que compreendem a aprendizagem como elaboração conceitual lenta e progressiva e não como mera aquisição de informações. Isso implica:
que os resultados da avaliação devem refletir o processo do aluno, no sentido de expansão do seu aparato conceitual
que os resultados da avaliação refletem o comportamento do aluno, no que diz respeito às normas disciplinares;
que, na escola, os critérios de avaliação devem ser relativos à disciplina ensinada e às concepções de cada professor
que os resultados da avaliação devem refletir o empenho do aluno ao reproduzir o conteúdo dado
Assinale a alternativa correta, no que se refere à construção de um projeto educacional coletivo, democrático e permanente, perspectiva da proposta Curricular de Santa Catarina
A prática do planejamento apresenta um caráter político e ideológico que traça diretrizes e metas, define objetivos e formas de avaliação, cabendo ao Diretor a gestão autônoma, definindo prioridades e formas de gerenciamento, pois ele está hierarquicamente acima de qualquer outro segmento do contexto educacional.
A implementação do projeto social da escola é de competência única e exclusivamente dos professores, pois o sucesso da escola depende da qualidade da prática pedagógica e do compromisso em promover a aprendizagem do aluno.
O trabalho docente pressupõe, acima de tudo, a qualificação do professor, o que torna pouco relevante o envolvimento de outras dimensões do processo educacional, tais como a integração de toda a equipe de profissionais, dos pais, alunos e comunidade.
A tomada de decisões, em nível de construção coletiva, refere-se a vários âmbitos do contexto educacional.
A perspectiva histórico-cultural da aprendizagem considera a avaliação como fonte de informação para novos procedimentos a serem tomados a cada instante, no processo educacional. Isso significa que:s
a avaliação deve ocorrer para decidir quanto à aprovação ou reprovação do aluno, no final do período letivo;
a ação de avaliar deve ser sempre classificatória
a ação de avaliar deve ser sempre diagnóstica e processual
somente os alunos devem ser avaliados
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei 9.394/96, delega à escola e seus sujeitos a responsabilidade da elaboração de seu Projeto Pedagógico. No que se refere à participação na elaboração do Projeto Político Pedagógico, construção coletiva, considerando os Artigos 12, 13 e 14, é incorreto afirmar:
Os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público, na educação básica, de acordo com suas peculiaridades, incluindo a participação dos profissionais das comunidades escolar e local em conselhos escolares equivalentes
Os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público, na educação básica, de acordo com os princípios estabelecidos nacionalmente, de modo a manter uma unidade curricular e a evitar o pluralismo de concepções pedagógicas.
Os docentes incumbir-se-ão de participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino e de cumprir o plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino
Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do sistema de ensino, terão a incumbência de informar os pais sobre a execução de sua proposta pedagógica.
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