Listagem de Questões de Pedagogia
Como coloca a Proposta Curricular de Santa Catarina: 1998, "a sexualidade vem sendo considerada um importante objeto de estudo, consolidando-se, nos últimos tempos, como subsídio também da ação pedagógica". Por isso faz-se necessário explicitar o que se entende por sexualidade como um pressuposto teórico fundamental, para se pensar sobre Educação Sexual. Na referida proposta, a sexualidade:
é o ato sexual reprodutivo
é a caracterização biológica do ser humano, como espécie animal;
constitui-se numa elaboração histórica e cultural que se explica e se compreende no contexto e nas relações nas quais se produz;
é a atividade sexual genital, reprodutiva ou não, que marca o ser humano em sua essência.
A Educação Sexual tem sido alvo de discursos diversos, sobretudo nos últimos anos, em função do surgimento da AIDS. Contudo, tem preponderado nas campanhas educativas um viés médico-biologizante, que reduz a sexualidade à genitalidade e a um "problema" de saúde pública. "Não está em jogo a formação do homem e sim a informação de como se evitar contágio de doenças que se transmitem pelo sexo". (Proposta Curricular SC:1998, p. 20). Para superar esse viés, a referida proposta postula
que a educação sexual deve ter como conteúdo principal uma sólida informação sobre os aparelhos reprodutores, a concepção, a reprodução e as doenças sexualmente transmissíveis;
que a educação sexual necessita buscar elementos conceituais e teóricos nos diversos campos das ciências e, de modo multidisciplinar, deve compor e transitar pela interdisciplinaridade
que a educação sexual incentive os jovens a postergar o sexo, por entendê-lo numa perspectiva reprodutiva, vinculado ao matrimônio, baseado em sólidos valores morais e nos bons costumes;
que a educação sexual utilize o animismo como recurso didático, dando vida e inteligência a seres inanimados, para explicar as questões mais elementares, no caso da curiosidade sexual infantil.
O Art. 37. da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional refere-se à Educação de Jovens e Adultos, destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio, na idade própria. É incorreto afirmar que os exames, a que se refere esse artigo:
serão realizados no nível de conclusão do ensino fundamental, para os maiores de quinze anos;
serão realizados no nível de conclusão do ensino médio, para os maiores de dezoito anos
terão os conhecimentos e habilidades adquiridos pelos educandos por meios informais aferidos e reconhecidos;
serão realizados no nível de conclusão do ensino fundamental, para os maiores de dezoito anos
Assinale a alternativa correta, quanto ao uso das novas tecnologias na educação, na perspectiva da Proposta Curricular de Santa Catarina
As novas tecnologias, utilizadas como fim em si mesmas, na construção do conhecimento, devem estar a serviço da reprodução do capital e da competitividade.
As novas tecnologias são também objetos sociais e mediadores da relação entre o ser humano e o mundo
As novas tecnologias vêm substituir as "antigas" tecnologias intelectuais, para traçar estratégias que possibilitem repensar a educação
As novas tecnologias intelectuais na educação devem ser definidas pelas forças hegemônicas do mercado capitalista
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o conceito científico de desvantagem, relacionado às pessoas que necessitam de condições especiais de atendimento, refere-se à:
condição social de prejuízo decorrente da deficiência e/ou incapacidade;
restrição de atividades decorrentes de uma deficiência;
conseqüência em termos de desempenho e atividade funcional do indivíduo;
perda ou anormalidade de estrutura ou função orgânica.
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