Listagem de Questões de Pedagogia
Com base no fragmento acima assinale a alternativa que, melhor o interpreta.
"O poeta é um fingidor" / Finge tão completamente/ Que chega a fingir que é dor/ A dor que deveras sente.
"Longe do estéril turbilhão das ruas / Beneditino escreve/ no claustro e no aconchego".
"A leitura não se configura como um processo passivo. Longe disso, por exigir descoberta e criação, a leitura coloca-se como produção sempre"
"A vida não me chegava pelos jornais nem pelos livros/ Vinha da boca do povo na língua certa do povo".
"O homem, bicho da Terra tão pequeno/chateia-se na terra/lugar de muita miséria e pouca diversão".
A teoria de Vygotsky entende o desenvolvimento e a aprendizagem como relacionados desde o nascimento da criança. O desenvolvimento é entendido como um processo:
previsível, universal e linear;
em que o sujeito é passivo e seu comportamento é condicionado pela influência dos estímulos do ambiente
determinado por conteúdos mentais de caráter individual, dos quais não se tem consciência
construído no contexto social e promovido pela aprendizagem.
O Inatismo é uma concepção da aprendizagem segundo a qual o ser humano já nasce com potencialidades, dons e aptidões a serem desenvolvidas, biologicamente determinadas. O(a) professor(a) que trabalha apoiando-se nessa concepção, entenderá que
deve oferecer ao aluno atividades que o desafiem para a construção do conhecimento;
a aprendizagem estará condicionada à quantidade e à qualidade dos estímulos oferecidos ao aluno;
quanto menor for sua interferência no processo de aprendizagem, mais estará facilitando para que o aluno revele a sua essência;
deve conhecer o contexto em que o aluno vive, para mediar seu acesso ao conhecimento formal.
A psicanálise de Freud, a Epistemologia genética de Piaget e o Behaviorismo de Skinner foram criticados por se preocuparem em explicar o ser humano a partir de uma única dimensão. Essa dimensão seria, para cada um deles, respectivamente:
a cultura, a afetividade e o pensamento;
a memória, a aprendizagem e o inconsciente;
o inconsciente, a inteligência e o comportamento
a motivação, a linguagem e a inteligência.
"Na sociedade ocidental, sobretudo a partir do século XVII, a criança costuma ser percebida como um ser assexuado, fato esse que se interliga à idéia do sexo mau, sujo, pecaminoso, entre outras numerosas conotações negativas dadas à sexualidade. Nesse sentido, importa desvelar estas relações no cotidiano da instituição escola". (Proposta Curricular SC:1998, p.21). Na perspectiva de superar esse viés, de acordo com a referida proposta, é correto afirmar que o/a educador/a
deve procurar inibir as manifestações da sexualidade infantil na escola, através de jogos e brincadeiras que desviem sua atenção de comportamentos inadequados;
deve procurar compreender as expressões e/ou manifestações sexuais da criança no cotidiano escolar, sob a ótica da aquisição de uma base científica e da perspectiva da transformação social, buscando uma nova ética e uma educação dialética em que se pressupõe um trabalho de forma positiva, coerente e afetiva com as crianças;
deve deixar exclusivamente com a família a questão da educação sexual na infância;
deve analisar com extremo cuidado os materiais didáticos com os quais irá trabalhar, descartando aqueles que possam contribuir para despertar a curiosidade infantil na área da sexualidade.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}