Listagem de Questões de Pedagogia
Assinale V para verdadeiro e F para falso, de acordo com as proposições a seguir sobre a arte teatral.
V V F V
F V V V
V F V V
V V V F
V V V V
Em relação à Dança como representação artística no cotidiano das escolas, pode-se afirmar que:
O aluno pode situar os movimentos artísticos no tempo e no espaço, estabelecendo relações entre a história da dança e os processos criativos pessoais de forma crítica e transformadora.
As manifestações populares como reisado, quadrilha, pastoril, congado e xaxado, devem fazer parte, apenas, das atividades extraclasse.
O aluno deve refletir sobre o papel da dança como arte do cotidiano, excluindo do processo tudo que for clássico.
A dança, como manifestação individual, no processo de ensino e aprendizagem, não deve ser oferecida como expressão do coletivo.
A dança, arte de experimentação e diferenciação tem se mantido estável através dos tempos.
Assinale a alternativa que melhor interpreta o objetivo do ensino de música.
Propiciar ao aluno aprender a sentir e pensar a realidade sonora ao redor do ser humano.
Possibilitar a fruição da música como elemento de individualização do homem.
Apreciar a música erudita como única forma de comunicação musical.
Reconhecer os músicos como agentes sociais na construção de uma educação elitista.
Adotar o separatismo musical enaltecendo os novos ritmos.
As proposições abaixo tratam de vários aspectos referentes à arte. Analise-as e marque a alternativa correta.
A arte objetiva desenvolver, apenas, a dança, a música e o teatro.
A arte tem como prioridade informar sobre a produção cultural do passado.
O fenômeno artístico está presente em diferentes manifestações que compõem os acervos da cultura popular, erudita, modernos meios de comunicação e novas tecnologias.
A arte cênica, de acordo com a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação, deve desenvolver, de forma exclusiva, o contexto histórico atual do jovem/adolescente.
A música e a dança são componentes do campo da arte que devem ser ministrados sem envolvimento com as questões coletivas e sociais.
"O ensino da arte constituirá componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos" (artigo 36, parágrafo 2). Assinale a alternativa que corresponde ao artigo e parágrafo citados acima.
Lei nº 9.394/96
Lei nº 5.692/71
Lei nº 9.293/94
Lei nº 5.392/61
Lei nº 9.394/73
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}