Listagem de Questões de Pedagogia
Assinale a alternativa que explica o objetivo de uma escola que definiu como meta de seu projeto pedagógico "Celebrar a diversidade, criando a comunidade . Construir um currículo que honra as diferenças, baseando-se nelas!."
A educação regular não está preparada; a integração é um complô para reduzir os subsídios para os alunos com deficiência.
Para incluir há necessidade de mais análise e estudo; precisamos manter um continuum de serviços.
Incluir é negar a diferença
Na época da Guerra Civil americana, Abraham Lincoln deveria ter pedido para ver a evidência dos benefícios de se pôr fim à escravidão e, assim, com a inclusão vamos pensar, antes de entrar neste modismo.
A reestruturação da escola e da sociedade pode ser feita, mas não é fácil de fazê-la. A escola precisa aprender como planejar, modificar os currículos para satisfazer as diferentes necessidades.
No Brasil, a política de educação inclusiva é sustentada:
pelas crenças e conceitos da sociedade brasileira que formam um pensamento coletivo contrário à discriminação e à segregação.
pelas atitudes dos profissionais de educação que não aceitam a inserção dos portadores de necessidades especial em suas classes e defendem a instrução em segregação preferencialmente em instituições especializadas.
pela legislação, como a Constituição Federal de 1988, consubstanciada pela Lei de Diretrizes e Bases de 1996.
pela negação de serviços de apoio especializado na rede regular de ensino.
pela negação, por parte da escola, de ajustar e adaptar programas e currículos às necessidades especiais do educando. Isto força o governo a construir centros especializados.
O Programa de Ação Mundial relativo às pessoas com Deficiência, aprovado pela ONU, equiparação de oportunidades é:
apenas equipar edificações e ruas com rampas para os usuários de cadeiras de roda.
somente instalar equipamentos de ampliação de som em teatros e em telefones públicos possibilitando a freqüência e o uso para as pessoas com alterações auditivas.
principalmente garantir o uso de braile em cardápios e embalagens de produtos.
sobretudo garantir a reserva de uma parcela do mercado de trabalho para as pessoas com deficiências.
o processo através do qual o sistema geral da sociedade – tais como os ambientes físicos e culturais, a moradia, o transporte, os serviços socais e de saúde, as oportunidades educacionais e de trabalho, a vida cultural e social, incluindo as instalações esportivas e recreativas é tornado acessível para todos.
Educação inclusiva:
é um modelo de prestação de serviços para a prestação de serviços de educação especial.
é um paradigma de pensamento e de ação, no sentido de incluir todos os indivíduos em uma sociedade na qual a diversidade (étnica, racial, cultural, gênero, física e mental) está se tornando mais normal do que exceção.
é a inserção de alunos com deficiência em classes de ensino regular sem apoio para professores e alunos.
é a garantia do atendimento em estabelecimentos especializados com instruções, técnicas e equipamentos especializados visando recuperar o deficiente.
é uma conquista de setores da sociedade e não um direito já estabelecido.
Por inclusão social das pessoas com deficiência não podemos entender:
Integração social da pessoa com deficiência, ou seja, a pessoa deve ser recuperada para se tornar o mais próximo possível do sujeito normal, possibilitando, assim, que ela faça parte da sociedade.
Participação plena e com igualdade de oportunidades na sociedade respeitadas as suas especificidades.
processo pelo qual a sociedade se adapta com a finalidade de incluir pessoas com deficiências e, ao mesmo tempo, oferece condições para que essas pessoas se preparem para assumir seu papel social.
Processo bilateral envolvendo pessoas com deficiências e sociedade visando a soluções que possibilitem a equiparação de oportunidades entre todos.
Uma revolução social pacífica que transforma o deficiente em cidadão, institui no mundo a sociedade inclusiva.
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