Listagem de Questões de Pedagogia
No atendimento a alunos cujas necessidades educacionais especiais estão associadas a grave deficiência mental ou múltipla, há necessidades de apoios e ajudas intensos e contínuos, bem como de adaptações curriculares significativas, não deve significar uma escolarização sem horizonte definido. Uma vez esgotadas as possibilidades apontadas nos Artigos 24,26 e 32 da LDBEN – as escolas devem:
terminalidade específica – com avaliações e notas quantitativas comprovantes do fracasso.
certificação Regular de conclusão do Ensino Fundamental.
terminalidade específica – com histórico escolar que apresente de forma descritiva as competências e habilidades atingidas.
histórico Escolar com notas abaixo das consideradas satisfatórias para a promoção.
fornecer uma declaração de escolaridade sem direito à certificação e/ou terminalidade.
Ao organizar uma classe especial, numa escola, é necessário assegurar ao aluno:
professores especializados em educação especial.
cada classe para cada necessidade educacional especial sem agrupar alunos com tipos diferentes de deficiências
equipamentos e materiais específicos
reorganização curricular, adaptações.
presença dos familiares durante o tempo de permanência na criança na sala especial.
O atendimento educacional especializado pode ocorrer fora de espaço escolar, sendo, nesses casos, certificada a freqüência do aluno mediante relatório do professor que o atende, em:
classe hospitalar e ambiente domiciliar, por motivos de tratamento de saúde.
classe hospitalar e ambiente domiciliar, quando assim o preferir a família.
centro especializado de apoio ao deficiente - salas de recursos, sem a matricula na classe comum.
ambiente familiar, sempre que houver a vergonha pela deficiência por parte da família.
ambiente domiciliar, mesmo que o tratamento não exija permanência prolongada em domicílio.
38. Os serviços de apoio pedagógico ocorrem no espaço escolar e envolvem profissionais com diferentes funções, a saber:
psicólogos, médicos psiquiatras, professores.
professores de classe comum, professores de salas de recursos, professores itinerantes, professores – intérpretes.
professores de classe comum, médicos especialistas, psicólogos, professores intérpretes.
professores de classe comum, professores itinerantes.
professores de salas de recursos, professores itinerantes e intérpretes
O Brasil fez opção pela construção de um sistema educacional inclusivo ao concordar com a Declaração Mundial de Educação para Todos e ao mostrar consonância com os postulados produzidos em Salamanca na Conferência Mundial sobre Necessidades Educacionais Especiais: acesso e qualidade. Diante do exposto qual é a proposta
Todas as crianças, de ambos os sexos, têm direito fundamental à educação quer no sistema regular, quer em centros especializados, pois a escola desenvolve uma pedagogia dos conteúdos.
Garantir aos pais o direito de opção, mesmo que sua opção incorra em lesão ao direito subjetivo à educação obrigatória, garantido no texto constitucional.
Há que considerar as especificidades para os surdos, Não seria melhor uma escola que só utilizasse a língua dos sinais – LIBRAS Por que expô-lo à discriminação de outros
A escolarização de crianças em escolas especiais e/ou classes especiais deve ser uma regra, a matrícula na classe comum deve ser uma exceção
Desenvolver uma pedagogia centralizada na criança, capaz de educar com sucesso todos os meninos e meninas, inclusive os que sofrem de deficiências graves.
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