Listagem de Questões de Pedagogia
A escola é parte inseparável da totalidade social. Assim, podemos afirmar que a escola:
1. É um agente de manipulação social.
2. Garante a todos a mesma oportunidade de ascensão social.
3. Expandiu-se qualitativamente.
4. Resgata as questões sociais.
5. Reproduz a sociedade.
Está(ão) correta(s):
2 e 3
4 e 5
3 apenas
1 e 5
1 e 4
O trabalho em grupo possibilita:
1. A avaliação do nível sócio-econômico dos alunos.
2. O desenvolvimento da comunicação entre os participantes.
3. A avaliação do progresso dos alunos.
4. A avaliação eficiente da capacidade de memorizar.
5. O atendimento de exigências da escola moderna.
Estão corretas:
2 e 5
2 e 4
3 e 5
Analise a situação abaixo e assinale a alternativa correta.
Os alunos apresentaram falhas diferentes num ditado feito em classe. Para corrigir estas falhas, a professora dividiu os alunos de acordo com a dificuldade que apresentaram e deu a cada grupo um atendimento adequado. Isto demonstra que a professora sabe que a aprendizagem:
É um processo cumulativo.
Se faz por pequenos passos.
Deve atender às diferenças individuais.
Ocorre por transmissão.
Só se efetiva quando o aluno está maduro.
Analise a atuação do professor nas situações descritas abaixo e relacione-a com a abordagem pedagógica subjacente a cada uma delas.
( ) Exige absoluto silêncio da turma enquanto explica o assunto.
( ) Estimula a criatividade do aluno.
( ) Incentiva o debate entre os alunos.
( ) Realiza, ele mesmo, todas as experimentações.
( ) Procura desenvolver uma atitude crítica no aluno.
( ) Acredita que a transmissão de informações resulta numa aprendizagem efetiva.
( ) Incentiva a busca de soluções pelos próprios alunos.
1. Professor numa abordagem tradicional.
2. Professor numa abordagem construtivista.
A seqüência correta é:
2,1,2,1,2,1 e 2
2,2,2,2,1,1 e 1
1,2,2,2,1,1 e 2
2,2,1,2,1,2 e 1
1,2,2,1,2,1 e 2
Os sentidos, localizados em órgãos sensoriais, têm um papel fundamental na apropriação do empírico, do real. Porém os sentidos humanos não são entendidos como puro aparato biológico individual, e sim concebidos como sentidos sociais. A construção dos sentidos é tarefa histórica, cultural e social. Assim, a luta contra as limitações da cegueira e suas conseqüências revela a necessidade de se empreenderem ações em três dimensões, a saber:
mobilidade, recepção visual e nova processos sociais discriminatórios.
passado presente e futuro.
superar a barreira existente entre o normal e o patológico, entre o subnormal e o patológico, e entre o normal e o subnormal.
prevenção da cegueira, enquanto produção social, ações educacionais que coloquem fim ao isolamento da pessoa cega, acesso ao trabalho criador.
domínio da leitura em braile e acesso ao trabalho remunerado.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}