Listagem de Questões de Pedagogia
Que princípios epistemológicos têm fundamentado o conhecimento tratado pela Educação Física?
1. Princípio positivista: concepção de Educação Física que prioriza os aspectos biofisiológicos.
2. Princípio holístico: concepção de Educação Física que prioriza a relação dos fenômenos naturais e sociais.
3. Princípio fenomenológico: concepção de Educação Física que prioriza os aspectos biopsicológicos.
4. Princípio hermenêutico: concepção de Educação Física a partir da interpretação dos referenciais clássicos.
5. Princípio hostórico-crítico: concepção de Educação Física que prioriza o resgate da totalidade humana no seu contexto social.
Estão corretas:
1,2 e 5
2 e 5 apenas
1,2,3,4 e 5
2 e 3 apenas
1,3 e 5
Os estudos piagetianos sobre o desenvolvimento cognitivo podem levar às seguintes aplicações na educação:
1. Adequar programas e metodologias ao desenvolvimento mental do aluno.
2. Ajudar o aluno na sua tomada de decisão profissional.
3. Auxiliar na elaboração dos instrumentos de avaliação.
4. Ajudar o professor a entender como o aluno pensa.
5. Orientar o professor na atribuição de notas.
Está(ão) correta(s):
1 apenas
3 e 5
1,3 e 4
4 apenas
Identifique a abordagem teórica de estudo da aprendizagem que está subjacente à seguinte definição:
"A aprendizagem é qualquer mudança relativamente permanente no comportamento que ocorre como resultado da repetição."
Behaviorista
Gestáltica
Humanista
Cognitivista
Psicanalítica
Entende-se por cubaritmo um material:
necessário para garantir a mobilidade da pessoa cega.
utilizado para a escrita manual em braile, composto por uma prancha, uma régua com celas vazadas para a composição da escrita em relevo.
com caracteres braile padrão, que permite a criança cega fazer uso da matemática.
conectado a um computador que permite a leitura de informações exibidas em um monitor.
igual ao SOROBÃ.
Sobre a necessidade de formação do professor para a construção da escola inclusiva não é correto afirmar que:
questionar a determinação biológica o que não significa negar a dimensão biológica.
considerar a heretogeneidade humana e, dentre ela, as particularidades referentes ao ensino da pessoa deficiente.
considerar que a diversidade que há entre as crianças tem raízes históricas, culturais, sociais e biológicas.
conhecer as raízes da diversidade humana e, assim aprender a desenvolver e criar uma práxis pedagógica que impulsione o desenvolvimento de todas.
tem de ser especializada, tem de dominar as técnicas e os métodos específicos. Essa especialização se faz fora dos cursos de formação para educação básica e dentro da psicologia e da medicina.
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