Listagem de Questões de Pedagogia
Historicamente, as diferentes concepções sobre o desenvolvimento humano têm influenciado as práticas educativas. Algumas dessas concepções afirmam:
I - O desenvolvimento humano é determinado por fatores genéticos. Suas potencialidades são inatas e previamente definidas pelo código genético.
II - A criança nasce sem que nada esteja determinado biologicamente. É o meio ambiente em que você vive que irá moldá-la.
III- Tanto os fatores biológicos como os ambientais são fundamentais para o desenvolvimento do ser humano e não podem ser dissociados.
Assinale a alternativa correta, que identifica respectivamente cada uma destas concepções:
I - inatista, II - ambientalista e III - interacionista;
I - inatista, II - interacionista e III - ambientalista;
I - construtivista, II - sócio-interacionista e III - ambientalista;
I - ambientalista, II - inatista e III - interacionista;
I - interacionista, II - inatista e III - sócio-interacionista.
O que envolve educar a criança e o adolescente para a cidadania, ou seja, educar o aluno enquanto cidadão?
Construir, conjuntamente com o aluno regras de comportamento e ajudá-lo a aprender certas formas de organização da cultura; por exemplo, as regras para a ocupação do espaço e as normas para uso e garantias de materiais.
A formação de atitudes violentas na solução de conflitos, por exemplo, afirmar "se ele bater você, você pode bater nele".
Garantir ao aluno a possibilidade de não expressar sentimentos, idéias, costumes e preferências, sendo acertada a idéia do seu professor, como a única verdadeira e válida.
Desenvolver atitudes de piedade para com as pessoas, vendo-se como um "abençoado" diante das dificuldades dos outros.
Negar ao aluno o direito à brincadeira ou ao lúdico, o direito à atenção individual, afinal a escola é o lugar para se ensinar a todos, ao mesmo tempo e no mesmo ritmo.
Mônica Abranches, no livro Colegiado Escolar, afirma que participar da gestão da escola significa:
As ações de ajuda, materiais e humanas, que os pais ou a comunidade oferecem à escola.
Mais do que a integração entre a escola e a comunidade, é preciso entender essa presença como um mecanismo de participação política, e como uma possibilidade real de decisão.
Uma escola voltada somente para a sua clientela, para os seus alunos.
Total ruptura com uma ordenação em que prevalecem as relações hierárquicas de mando e submissão, em particular nas escolas que já implantaram as estruturas participativas.
Enganação, pois os Conselhos de escola são manipulados pelos diretores.
"Somente resta à escola uma solução: lembrar e fazer lembrar em alto e bom tom, a seus alunos e à sociedade como um todo, que sua finalidade principal é a preparação para o exercício da cidadania" (Yves de La Taille – A indisciplina e o sentimento de vergonha) E para ser cidadão, é necessário:
reinar na mídia, orgulhar-se pelo fato de não saber algo, pois a sociedade atual não reverencia o estudo e a instrução.
ter sucesso e dinheiro, que não são mais conseguidos pelos anos vividos nos templos do saber.
ter sólidos conhecimentos, memória, respeito pelo espaço público, normas de relações interpessoais e diálogo franco entre olhares éticos.
ter respeito ao esforço privado e íntimo, desprezo pela opinião pública.
valorizar a intimidade, liberdade individual em detrimento à social, pois hoje há um declínio do homem público.
O professor dentro da sala de aula não deveria se sentir solitário em seus esforços, mas ser animado por um sentido de co-participação com todos os outros que estão nas salas de aulas e na escola criando condições para que haja um compartilhamento daquilo que é a civilização humana. Construir este coletivo, com participação e envolvimento de todos faz parte de um processo formativo que se centre:
nos objetivos operacionais detalhadamente definidos, com ênfase na instrução;
nos conteúdos a transmitir;
no currículo já estabelecido;
nas tecnologias, pois essas ampliam as possibilidades humanas;
na dimensão do humano e não nas tecnologias. Não se deve desprezar as tecnologias que ampliam as possibilidades humanas, mas não se pode se sujeitar a elas.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}