Listagem de Questões de Pedagogia
Ao tratar da função da escola e do processo de ensino- aprendizagem, Wallon desenvolve o seguinte corpo de idéias:
A aprendizagem ocorre, quando há assimilação da transmissão do conhecimento.
No processo do conhecimento, a dimensão afetiva ocupa o lugar central.
O professor é aquele que detém o conhecimento e o aluno o receptor.
O fundamental é entender o processo de cognição, visto que o professor é um mago de comportamentos.
O conteúdo da Educação é a totalidade dos conhecimentos transmitidos do professor ao aluno, em sala de aula.
Avaliação é o elemento integrador entre aprendizagem e ensino, seu objetivo é a orientação da intermediação pedagógica. Logo a avaliação deve ser:
espontaneísta como elemento de controle;
classificatória e formativa;
um jogo de regras uniformes e definidas à luz de parâmetros fixos;
investigativa e mediadora;
diagnóstica e classificatória.
Assinale a alternativa que caracteriza as propostas de educação inclusiva.
Para que as pessoas com deficiência possam exercer o direito à educação em sua plenitude é indispensável que a escola de ensino regular se adapte às mais diversas situações e às necessidades dos alunos inseridos em salas de aula.
Na perspectiva de uma educação inclusiva, espera- se que a pessoa com deficiência se integre por si mesma na escola do ensino regular.
Uma escola para crianças de zero aos seis anos, rica em estímulos visuais e auditivos não é um local de qualidade e adequado para todas as crianças.
As barreiras arquitetônicas impossíveis de serem eliminadas após o prédio já construído, impossibilitam e impedem a matrícula de alunos com deficiência física.
Podemos considerar inclusa a escola que classifica os alunos, estabelece uma dicotomia entre ensino regular e especial e desenvolver uma aprendizagem competitiva.
"Anteontem, o professor falava a alunos dispostos a acatar; ontem a certos alunos pré-dispostos a discordar; hoje, tem auditório de surdos". Yves de La Taille. Com base na frase acima, assinale a alternativa que melhor explique a indisciplina hoje.
Predominância de comportamentos regidos por um conjunto de normas.
Predominância de comportamentos marcados pela revolta contra as normas estabelecidas. Desobediência insolente.
Predominância de comportamentos marcados pelo desconhecimento de normas, com clara desorganização das relações. Negação de todo valor e de qualquer regra.
Revolta discente a um conjunto de normas obsoletas e rígidas.
Falta de educação, de pensamento crítico, ausência de convívio pacífico, presença de autoritarismo e ausência de autoridade.
. Ensino, aprendizagem e desenvolvimento são processos distintos, porém indissociáveis, não podem existir separadamente. A aprendizagem promove o desenvolvimento, que por sua vez, possibilita novas aprendizagens. Porém, essa relação dialética só é possível com a presença de:
professores competentes, capazes de transmitir os conteúdos básicos e essenciais de sua especialidade.
profissionais que intervenham na realidade e que ensinem.
parceiros mediadores da aprendizagem.
alunos motivados e interessados em construir seu próprio desenvolvimento.
familiares e alunos que valorizam a escola e o ensino.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}