Listagem de Questões de Pedagogia
A invenção do microscópio possibilitou aos cientistas enxergar pela: primeira vez, seres minúsculos, por exemplo:
I - bactérias.
II - protozoário.
III - fungos.
IV - vírus.
V- vermes,que são respectivamente:
A. animais complexos, grandes ou pequenos, redondos ou achatados, por exemplo: lombriga, tênia; oxiúros;
B. organismos infectantes, compostos por DNA e RNA envolvidos por uma capa de proteínas, por exemplo, o agente causador da AIDS, o HIV;
C. vão do bolor do pão aos mais raros cogumelos, exemplos: fermento biológico do pão, do iogurte, do vinho, da cerveja.
D. organismos diferentes entre si, todos possuem uma única célula que sozinha desempenha várias funções, como: excretar, respirar, mover-se, reproduzir-se, como as amebas e as giárdias.
E. organismos celulares geralmente parasitas, como por exemplo staphylococus aurus.
Assinale a alternativa correta, que faz a relação das características com os tipos de seres minúsculos:
I-B, II-A, III-A, IV-A, V-D.
I-D, II-C, III-B, IV-C. V-C.
I-C, II-E, III-D, IV-E, V-B.
I-E, II-D, III-C, IV-B, V-A.
I-A, II-B, III-C, IV-D, V-E.
Um professor, para explicar o aparecimento do arco-íris, desenvolveu a seguinte atividade: O arco-íris às avessas, com as seguintes etapas: 1° Recortar uma folha de cartolina, na forma de um círculo de 15 cm de diâmetro. 2° Dividi-lo em 7 partes. 3° Colorir as divisões do papel com as cores do arco-íris: verde, amarelo, laranja, vermelho, violeta, anil e azul. 4° Atravessar um arame no centro do círculo. 5° Girar o disco colorido em torno do eixo, com a mão. 6° Observar o que acontece com as cores. 7° Descrever o que foi percebido: - quando giramos o disco, as cores que chegam aos nossos olhos acabam se misturando, formando a luz branca . Isso significa que o fenômeno chamado "arco-íris" é o resultado de:
da decomposição da luz branca em suas sete cores.
da decomposição da luz branca em suas sete cores, provocada pelo prisma, como no experimento.
combinação de sete cores primárias, provocadas pelas gotículas d'água.
da decomposição da luz vermelha, provocada pelas gotículas d'água.
da decomposição da luz amarela, provocada pelo prisma.
Estudiosos do desenvolvimento humano concordam atualmente que as crianças não vêm ao mundo como autômatos, geneticamente programados, enfatizando, com isso, a importância da natureza; nem como um poço vazio à espera de ser preenchido por saberes e estímulos vindos de ambientes físico e social; enfatizando, assim, o papel da educação e da cultura. A interação entre as duas grandes forças promotoras do desenvolvimento em geral, e, particularmente do desenvolvimento da inteligência, a Natureza e a Cultura, não é:
uma dança, mas uma competição.
uma competição, mas uma dança
harmoniosa; mas semiconflituosa
uma guerra.
uma paz, uma compilação.
Pesquisas em todo o mundo mostram que crianças que têm ou tiveram uma alimentação deficiente em cálcio, proteínas e calorias, tendem a apresentar dificuldades de aprendizagem. Surgem adultos fisicamente pouco desenvolvidos, com ananismo e raquitismo, que se caracterizam, respectivamente, por:
baixa estatura e má formação de ossos;.
obesidade e muita sonolência.
extrema agitação e dificuldade de atenção
baixa estatura mas atenção apurada.
má formação dos ossos e extrema agitação.
O artigo 208 inciso III da Constituição Federal afirma que será assegurado o atendimento educacional especializado aos portadores de deficiências, preferencialmente na rede regular de ensino."Quanto ao" preferencialmente" constante na Constituição Federal, não podemos entender:
oferta daquilo que é necessariamente diferente no ensino para melhor atender as especificidades dos alunos com deficiências, por exemplo, material para escrita e leitura em Braille.
a inviabilidade em receber na mesma sala de aula todas as crianças.
o atendimento educacional especializado deve estar disponível em todos os níveis de ensino, de preferência na rede regular de ensino.
é no contexto do acesso "livre" que nossa constituição admite que o atendimento educacional especializado pode ser oferecido fora da rede regular de ensino; seria um complemento e não um substituto do ensino ministrado na rede regular para todos os alunos.
o atendimento especializado não deve substituir o escolar, e este deve ser preferencialmente oferecido nas escolas comuns da rede regular.
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