Listagem de Questões de Pedagogia
Nem sempre representamos e contamos os números como fazemos hoje. Houve um longo percurso histórico até a maravilhosa invenção dos números. Essa história começa antes de Cristo, quando a contagem era feita com pequenos montes de pedras ou traços em pedaços de madeira. O professor, ao contar a história da matemática criou uma situação que permitiu que os alunos:
Aprendam história, mas, na verdade, não aprendam matemática
Não aprendam primeiro a matemática, para depois aplicar na história, mas explorem a matemática e a história, ao mesmo tempo.
Pensem que "contas" devem ser usadas para resolver algum problema que surgiu durante a história.
Desenvolvessem noções de matemática, mas não permitiu que desenvolvessem a capacidade de resolver problemas.
Desenvolvessem a capacidade de resolver problemas, mas não permitiu adquirir noções de matemática operatória.
Como mediador da leitura e da escrita das crianças o professor não deve:
criar situações em que as crianças compartilhem os seus textos com os colegas.
programar, nas oficinas de leitura e escrita, atividades diferentes a cada dia para evitar o cansaço e dinamizar a rotina.
oferecer às crianças um lugar para trocar idéias com as colegas.
leva-las a obter uma compreensão comum e uniforme do texto lido.
considerar a escrita como uma interpretação à produção de sinais gráficos.
Assinale a alternativa que emprega as regras de pontuação corretamente
Meu irmão formou-se médico minha irmã educadora eu fiquei mergulhado na minha paixão pela literatura.
Meu irmão, formou-se médico, minha irmã, educadora eu fiquei mergulhado, na minha paixão pela literatura.
Meu irmão, formou-se médico minha irmã, educadora eu, fiquei mergulhado na minha paixão pela literatura.
Meu irmão formou-se médico, minha irmã, educadora; eu fiquei mergulhado na minha paixão pela literatura.
Meu irmão, formou-se médico, minha irmã educadora, eu fiquei mergulhado na minha paixão pela literatura.
A palavra "texto" vem do latim e significa, originalmente, "tecedura" trama. "Ler" vem do latim lego, que significa colher, recolher. "Interpretar" também vem do latim, e o seu significado original é expor, declarar, explicar. A leitura é:
Uma vivência, só se realiza quando o leitor lê e interpreta, numa relação dialógica.
Uma decodificação.
A negação da interpretação; uma verdadeira hemenêutica.
Monólogo, domínio do código.
A decodificação de uma trama, uma relação multilateral.
Segundo os PCN's, os critérios de avaliação de geografia para o 1º ciclo são, de modo amplo: I. Reconstruir e localizar as características da paisagem local e compará-las com as de outras paisagens; II. Ler, interpretar e representar o espaço por meio de mapas bem simples. III. Reconstruir algumas das manifestações da relação entre sociedade e natureza. presentes na sua vida cotidiana e na paisagem local. IV. Explicar processos de interação existentes entre elementos sociais e naturais. V. Observar, descrever, explicar, comparar e representar paisagens urbanas e rurais. Assinale a alternativa correta levando em conta as seguintes associações:
II, III, IV;
I, III, IV
I, II, IV;
I, II, III;
I, IV, V.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}