Listagem de Questões de Pedagogia
Quando conversamos ou cantamos ao banhar uma criança, estamos cuidando e educando. Quando lemos uma história para as crianças, estamos educando e cuidando delas. Cuidar de uma criança significa exercer ações:
que desenvolvem as habilidades cognitivas.
que levam ao aprendizado de conceitos.
restritas ao atendimento de necessidades físicas
voltadas para a instrução
integradas que envolvem a dimensão educativa, quer formativa quer informativa.
Fui à padaria e pedi ¼ de kg de presunto. Na etiqueta que foi emitida pela balança eletrônica, apareceu 0,285 kg. No caso, eu saí com peso:
a mais do que foi pedido.
a menos do que foi pedido.
igual ao que foi pedido.
que não pode ser medido em frações.
(E) correspondente exatamente a ¼ de Kg.
Uma pessoa tem 5 moedas de R$0,10; 6 moedas de R$0,25; 7 moedas de R$0,50 e uma moeda de R$1,00. De quantas moedas de R$0,10 ela precisa para completar R$7,00. Assinale a alternativa correta:
08 moedas
03 moedas
05 moedas
50 moedas
10 moedas
Em relação ao uso, as linguagens, enquanto prática social, o sujeito letrado é o que entende que não há uma só forma de falar e escrever, isto é, que é pela diversidade que a língua nos oferece várias possibilidades de dizer a mesma coisa de maneira diferente. Podemos considerar uma saída pedagógica:
induzir os alunos a substituir, na linguagem oral, os dialetos utilizados em uma dada situação, pela língua padrão.
trazer as diferenças para a sala de aula, trabalhar com elas e não contra elas.
desrespeitar a variedade lingüística dos falantes, mesmo impondo o silêncio.
focar-se no conteúdo dito escolar.
organizar o ensino na língua com base nos conceitos de oposição, contradição, de padronização e não respeitar os diversos dialetos existentes.
43. O professor de uma 2ª série propôs oralmente o seguinte problema: 36 crianças estavam num sítio. Foram atravessar um rio sem ponte, utilizando-se de uma charrete, que transportava 6 crianças, além do condutor. Quantas viagens de ida a charrete fará para transportar todas as pessoas? Alguns alunos efetuaram várias adições: 6+6=12 (2 viagens); 2+6=18 (3 viagens) etc. Outros efetuaram várias subtrações: 36-6=30 (1 viagem), 30-6=24 (2 viagens) etc. Poucos efetuaram uma multiplicação 6X6=36. Um aluno efetuou uma divisão: 36:6= 6 viagens de ida. Ao analisar o fato houve vários comentários. Analise a alternativa correta, considerando as propostas para o ensino de matemática proposta nos PCN's
O fato dos alunos, em sua grande maioria, não terem efetuado a divisão, evidencia certas deficiências em seus conhecimentos matemáticos.
Talvez os alunos não soubessem dividir ou tenham percebido que a situação se relacionava com a divisão.
O fato é que os alunos encontraram métodos próprios para resolver o problema, e isso sugere que o professor tem trabalhado bem.
Garantir o desenvolvimento da autonomia dos alunos não leva a desenvolver o raciocínio matemático.
Desta forma o aluno não adquire habilidades em todas as operações.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}