Listagem de Questões de Pedagogia
A instituição de educação infantil deve tornar acessível a todas as crianças que a freqüentam, indiscriminadamente, e-lementos da cultura que enriquecem:
O seu desenvolvimento e inserção social
A sua inserção social e econômica.
O desenvolvimento de suas fragilidades.
O seu poder econômico e desenvolvimento social.
O período da aquisição da fala é um dos mais marcantes para a criança pequena. Além dos discursos mais contextualizados no âmbito da comunicação também é importante trazer outros textos para que as crianças possam memorizar, balbuciar, repetir. As cantigas, as brincadeiras cantadas, os versos trava-línguas, as parlendas as possibilitam muitas oportunidades de brincar com:
as palavras, numa experiência centrada na memória.
as palavras, numa experiência centrada no modo de ver do adulto profissional;.
as outras crianças, desenvolvendo movimentos, e visão de mundo.
as palavras, numa experiência centrada na cultura lúdica.
os adultos, numa experiência bimodal e bilateral.
" É possível ver que a brincadeira supõe comunicação e interpretação. Para que essa situação particular surja, existe uma decisão de entrar na brincadeira, mas também de construí-la, segundo modalidades particulares. Sem livre escolha, ou seja, possibilidade real de decidir, não existe mais brincadeira, mas uma sucessão de comportamentos que têm origem fora daquele que brinca (...) Se uma criança não é livre para decidir se sua boneca deve dormir, não é ela quem brinca(..) A brincadeira aparece como um sistema de sucessão de decisões. Esse sistema se exprime através de um conjunto de regras, porque:
as decisões são do adulto que sabe as finalidade do brincar.
as decisões constroem um universo lúdico, partilhado ou partilhável com outros.
as decisões das crianças representam uma início no mundo do trabalho e as dos adultos fazem parte de uma brincadeira.
cabe ao profissional adulto decidir e intervir, caso contrário, não há finalidade educativa e nem intencionalidade.
num jogo de xadrez entre professor-aluno, a criança não é livre para decidir seu lance, pois ela aprende por imitação.
Uma escola e/ou centro de Educação infantil deve:
guiar-se em torno de uma prática assistencialista, cabendo à instituição basear seu trabalho nos cuidados de higiene, sono, alimentação.
organizar-se para oferecer a escolarização, que quanto antes começar melhor, mesmo parecendo ser uma escolarização precoce.
promover uma educação de qualidade que atenda às necessidades de cuidado e as de estimulação, visando possibilitar a todas as crianças a construção de sua identidade
ser a oportunidade para a criança das classes populares serem compensadas de suas privações.
ser ao mesmo tempo instituições diferenciadas, a saber: creches, vinculadas às organizações assistenciais que cuidam das crianças carentes e pré-escola, vinculadas a sistemas educacionais que cuidam do desenvolvimento cognitivo da criança.
Com base na bibliografia do concurso assinale a alternativa que melhor define o que é ser criança:
um adulto em escala menor.
um ser ingênuo, gracioso, puro e inocente.
um ser imperfeito, um vir - a – ser.
uma janelinha de oportunidades, sujeito único e histórico também membro de famílias igualmente singulares na comunidade.
um animal rude, astuto, insolente que precisa aprender os ditames da razão.
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