Listagem de Questões de Pedagogia
A Didática tem como temas fundamentais: os objetivos sócio-políticos e pedagógicos da educação escolar, os conteúdos escolares, os princípios didáticos, os métodos de ensino e de aprendizagem, as formas organizativas do ensino, o uso e aplicação de técnicas e recursos, o controle e a avaliação. Assim, pode-se delimitar como objeto de estudo da Didática
as tarefas da instrução.
o processo de ensino.
a natureza do trabalho docente.
o currículo.
o planejamento.
A abordagem da Matemática na educação infantil, de zero a três anos, tem como finalidade proporcionar oportunidades para que as crianças desenvolvam a capacidade de:
Comparar escritas numéricas, identificando totalmente possí-veis irregularidades.
Estabelecer aproximações a algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano, como contagem e relações espa-ciais.
Resolver problemas de adição e subtração.
Resolver problemas de multiplicação e divisão.
A linguagem musical é um excelente meio para o desenvol-vimento da expressão, do equilíbrio, da auto-estima e do au-toconhecimento, além de um poderoso meio de integração social. Entendida assim, a linguagem musical, expressa em atividades de educação infantil, é um meio de expressão e forma de conhecimento acessível:
A bebês e crianças, inclusive aquelas que apresentem neces-sidades especiais.
Somente a crianças que apresentem necessidades especiais.
Somente a bebês.
Somente a jovens e adultos.
São consideradas como experiências prioritárias em Artes Visuais realizadas para as crianças de zero a três anos:
A manipulação restrita de materiais.
A manipulação irrestrita de materiais e a impossibilidade de expressar-se por meio deles.
A exploração de diferentes materiais e a possibilidade de expressar-se por meio deles.
A exploração de somente um tipo de material.
A observação das formas de expressão das crianças, de suas capacidades de concentração e envolvimento nas atividades, de satisfação com sua própria produção e com suas pequenas conquistas é um instrumento de acompanhamento do trabalho que poderá auxiliar:
Somente as ações dos educadores infantis.
Na manutenção de manifestações de preconceitos e discrimi-nações entre as crianças.
No fortalecimento de autodesvalorização da criança.
Na avaliação e no replanejamento da ação educativa.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}