Listagem de Questões de Pedagogia
Como responsável pelo processo de ensino, o professor exerce uma autoridade na sala de aula que deve ser fruto de qualidades que se manifestam no domínio da matéria que ensina, no senso de justiça e na capacidade pedagógico-didática, ou seja, em qualidades
profissionais, pedagógicas e motivacionais.
sociais, emocionais e disciplinares.
afetivas, políticas e sociais.
intelectuais, morais e técnicas.
intelectuais, sociais e afetivas.
Um professor, ao avaliar seus alunos, quer considerar o erro como algo construtivo. Deseja estimular o desenvolvimento de saberes e de autonomia para resolver situações- problema simples ou complexas. Assim, o procedimento inicial que pode levar o professor a atingir seus objetivos é
buscar a origem do erro cometido pelo aluno, percorrendo, com ele, o caminho que o levou a dar tal resposta.
quantificar os erros cometidos, determinar os mais freqüentes e propor sobre estes, maior número de exercícios complementares.
repetir as mesmas tarefas e materiais usados, a fim de oferecer mais de uma oportunidade de revisão do erro.
discutir coletivamente os erros, para que aqueles que os cometeram comparem seu desempenho com o do restante da turma.
recolher e corrigir o material do aluno, com o intuito de que esta correção seja por ele posteriormente analisada.
Analise as concepções de avaliação a seguir:
a I corresponde à abordagem humanista, e a III, à abordagem cognitivista.
a I corresponde à abordagem comportamentalista, e a II, à abordagem tradicional.
a I corresponde à abordagem tradicional, e a III, à abordagem sócio-cultural.
a II corresponde à abordagem cognitivista, e a III, à abordagem comportamentalista.
a II corresponde à abordagem sócio-cultural, e a III, à abordagem tradicional.
Os procedimentos de ensino não são casuais, mas sim intencionalmente selecionados, de tal modo que sirvam para atingir o objetivo que se tem. Então, se se deseja que o educando assimile um conhecimento existente, é preciso encontrar:
inventividade, exposição, exercitação e aplicação.
aplicação, exercitação, exposição e inventividade.
exercitação, aplicação, exposição e inventividade.
exposição, exercitação, aplicação e inventividade.
exposição, aplicação, exercitação e inventividade.
Durante os encontros para a preparação do ano letivo em uma escola, alguns tópicos foram considerados como os mais importantes. Dentre eles, destaca-se o conhecimento da realidade dos estudantes e, por isso, no planejamento das atividades, foi preciso levar-se em con
a realidade expressa nos programas escolares estabelecidos.
o modelo social idealizado pelos pais dos alunos da escola.
o meio ambiente das classes mais favorecidas daquela região.
a vivência limitada das pessoas de grupos sociais minoritários.
o contexto sociocultural específico da realidade dos alunos.
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