Listagem de Questões de Pedagogia
Na filosofia moderna tem-se uma constante discussão sobre as relações entre indivíduo e Estado. No livro "O Leviatã", um dos pensadores, entre os chamados contratualistas, expõe suas idéias políticas. Indique a alternativa que corresponde ao autor deste livro:
John Locke
Thomas Hobbes
Jean-Jacques Rousseau
François M. Voltaire
Nicolau Maquiavel
A partir da filosofia de Platão sobre política é INCORRETO afirmar:
Os filósofos são aqueles homens que podem governar a pólis com justiça.
Assim como os seres humanos são dotados de corpo e alma, também a pólis possui duas classes sociais: os governantes e o povo.
Conceito de política e de justiça são interdependentes quando se fala da pólis.
Assim como os seres humanos que guiam suas vidas pela razão (pensamento e vontade) são considerados justos e virtuosos; a pólis que é governada (guiada) racionalmente pelos filósofos é considerada uma cidade justa
Assim como os seres humanos são dotados de três princípios de atividade (alma concupiscente,alma irascível e alma racional), também a pólis possui três classes sociais (a econômica, a militar e a magistratura).
Temos como legado da filosofia de Platão várias obras, denominadas diálogos, alguns são considerados autênticos, outros não. Indique a alternativa onde encontramos sobremaneira as idéias de Platão referentes à política:
Timeu
Fedro
Fédon
Ménon
A República
Aristóteles desenvolve sua filosofia com a finalidade de resolver o impasse entre os monistas e os mobilistas, criticando Platão por não ter resolvido satisfatoriamente tal questão. Para isso, ele desenvolve tanto a teoria do ser quanto a teoria da causalidade.Em relação à teoria do ser, Aristóteles apresenta distinções no uso do verbo "ser". Aponte a alternativa correta para os pares das distinções adicionais, que diz respeito à teoria do ser:
Essência e necessidade; acidente e contingência; ato e potência.
Essência e contingência; necessidade e acidente; ato e potência.
Essência e potência; necessidade e contingência; ato e acidente.
Essência e acidente; necessidade e contingência; ato e potência.
Essência e ato; necessidade e contingência; potência e acidente.
No mito da caverna, Platão ilustra seu pensamento sobre a tarefa do filósofo. Assinale a alternativa que mais explicita esta tarefa:
O filósofo é aquele prisioneiro que soltando-se das amarras, dirige-se para fora da caverna e após conhecer as coisas como elas são, regressaria à caverna a fim de libertar os outros prisioneiros, mesmo correndo o risco de não ser entendido ou até mesmo ser assassinado por eles.
O filósofo é aquele prisioneiro que se soltando das amarras, dirige-se para o fundo da caverna a fim de ver melhor os contornos das sombras, após volta-se para os outros prisioneiros a fim de libertá-los.
O filósofo não necessita soltar-se das amarras; ali dentro da caverna, vislumbrando as sombras das coisas, ele consegue conhecer as coisas como são e por sua vez explicar aos outros prisioneiros.
O filósofo é aquele prisioneiro que se soltando das amarras dirige-se para fora da caverna, passa a contemplar as coisas e assim deixa de viver das aparências.
O filósofo conjuntamente com os outros prisioneiros soltam-se das amarras e dirigem-se para fora da caverna, não precisando voltar, pois todos têm a capacidade de entender a conhecer as coisas como elas são.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}