Listagem de Questões de Pedagogia
Sobre a linguagem simbólica e a linguagem conceitual, verifique as proposições a seguir:
Apenas as proposições I e III estão corretas.
Apenas a proposição III está correta.
Apenas as proposições I e II estão corretas.
Apenas a proposição I está correta.
Todas as proposições estão corretas.
Tendo como parâmetro o texto acima, indique a alternativa INCORRETA:
A linguagem é constituída por quatro fatores fundamentais: fatores físicos, sócio-culturais, psicológicos e linguísticos. Estes fatores nos dizem porque existe linguagem e como ela funciona, mas não nos dizem o que ela é. É a perspectiva fenomenológica que nos orienta para sabermos o que é a linguagem.
A linguagem é uma relação binária entre signo e coisa, signo e idéia. A linguagem apenas traduz pensamentos, quer sejam eles simbólicos ou conceituais.
A linguagem revela nosso corpo, os corpos dos outros, as coisas como expressivas e significativas, o mundo como dotado de sentido e o pensamento como trabalho de descoberta do sentido.
A linguagem cria, interpreta e decifra significações, podendo fazê-lo miticamente ou logicamente, magicamente ou racionalmente, simbolicamente ou conceitualmente.
A linguagem é uma forma de nossa experiência total de seres que vivem no mundo e com outros; é uma dimensão de nossa existência.
Analise as seguintes proposições sobre lógica:
Apenas a proposição II está correta.
Todas estão corretas.
Analise as prososições a respeito do conhecimento e coloque V nas verdadeiras e F nas falsas:
V V F F
V F V F
V F V V
F V F V
V V V F
No seu livro Teoria do Conhecimento, Johannes Hessen distingue a discussão sobre o conhecimento em três perspectivas: quanto à origem, quanto à possibilidade e quanto à essência. Assinale a alternativa correta:
O conhecimento quanto à origem é cética e dogmática; quanto à possibilidade é realista e idealista; quanto à essência é racionalista e empirista.
O conhecimento quanto à origem pode ser cética, dogmática ou crítica; quanto à possibilidade pode ser realista ou idealista; quanto à essência pode ser racionalista ou empirista.
O conhecimento quanto à origem pode ser realista ou idealista; quanto à possibilidade pode ser racionalista ou empirista; quanto à essência pode ser cética, dogmática ou crítica.
O conhecimento quanto à origem pode ser racionalista ou empirista; quanto à possibilidade pode ser cética, dogmática ou crítica; quanto à essência pode ser realista ou idealista.
O conhecimento quanto à origem é realista e idealista; quanto à possibilidade é racionalista e empirista; quanto à essência é cética e dogmática.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}